Nesta terça Trinta venezuelanos chegam ao Recife para viver em Igarassu Grupo desembarca logo mais às 14h. Eles vêm fugindo do regime de Nicolás Maduro

Por: Diario de Pernambuco

Publicado em: 18/09/2018 11:25 Atualizado em: 18/09/2018 11:40

Foto: Força Aérea Brasileira
Foto: Força Aérea Brasileira
Trinta venezuelanos desembarcaram na tarde desta terça-feira no Recife para viver em Igarassu, cidade da Região Metropolitana do Recife. Os imigrantes foram trazidos no voo da Força Aérea Brasileira, que decolou de Boa Vista, em Roraíma, às 7h45 (horário local). Os estrangeiros devem se juntar ao outro grupo de 69 Venezuelanos, que já estão vivendo em Igarassu, que estão interiorizados desde julho passado. 

O avião C99 da FAB deve chegar por volta das 14h. Este é o 13° voo do processo de interiorização, realizado pelo governo brasileiro, iniciado este ano em abril. Na próxima quarta-feira (19), outros 30 estrangeiros seguirão para Manaus, na quinta (20), 30 vêm para o Recife, e na sexta (21), mais 30 para o Rio de Janeiro. 

A Casa Civil, que é responsável pelo processo, informou que todos os venezuelanos estão com documentação legalizada, incluindo carteira de trabalho, vacinas e exames de saúde em dia. Até agora, 1.914 venezuelanos foram interiorizados em nove estados brasileiros. 

O processo é organizado com apoio do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (Acnur). Os voos são custeados pelo governo federal e os imigrantes que aceitam ser transferidos têm que se regularizar no Brasil por meio de solicitação de refúgio ou residência temporária, passar por exame de saúde, ser imunizados, e abrigados. A ação faz parte de uma tentativa de lidar com o intenso fluxo de venezuelanos que cruzam a fronteira do Brasil por Roraima fugindo do regime de Nicolás Maduro.



Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.