Estrada Obras da BR-101, no Contorno do Recife, ganham reforço Nova frente de trabalho acelera o serviço. A previsão é de que a obra fique pronta até o fim do ano

Publicado em: 13/09/2018 10:51 Atualizado em: 13/09/2018 10:56

Imagem: DER/Divulgação
Imagem: DER/Divulgação
O Contorno Recife na BR-101, que tem 30,7 quilômetros de extensão, passa por obras de recapeamento. Desde a última quarta-feira (12), o Departamento de Estradas de Rodagem (DER), interditou o trecho do quilômetro 70 ao quilômetro 71 da pista decrescente, no sentido Paulista, entre o Hospital da Mulher e um dos acessos ao bairro Jardim São Paulo. A intervenção é necessária para realização dos trabalhos nesse segmento da rodovia, que deverão ser concluídos no final de novembro próximo. 

Essa intervenção dará mais celeridade às obras de restauração e requalificação da BR-101, no "Contorno do Recife”.  Com a chegada de mais uma equipe, a expectativa é de que a obra possa ser concluida no final deste ano. 

Com a interdição deste terceiro segmento, que passa pela frente do Ceasa (km 70 ao km 71), a pista ao lado está recebendo o fluxo de veículos nos dois sentidos, contando com sinalização reforçada para os motoristas, através de placas de alerta de trecho em obras e com a pintura do eixo da pista com faixa contínua. Com as mudanças do trânsito no local, os condutores devem ter atenção redobrada.

Quem segue pela BR-101 sentido Jaboatão dos Guararapes-Paulista, ao passar sob o viaduto em Jardim São Paulo, vai pegar o desvio à esquerda e seguir pela pista contrária até o Hospital da Mulher, margeando o canteiro central à sua direita. Quem estiver seguindo em direção Paulista, pegará uma alça entrando na Avenida Recife e, em seguida, volta para a BR-101, já no bairro do Engenho do Meio. Já para quem está indo no sentido contrário, seguirá pela faixa direita da pista separada pela faixa contínua, tendo o Ceasa do seu lado direito. 

Até o momento, foram restauradas e liberadas ao tráfego 55,83% de pistas, equivalente a 50,25 quilômetros do total dos 90 km, somando-se as extensões das duas pistas principais com as vias laterais, acessos e alças, nos dois sentidos do trecho em obras (Contorno do Recife).

As obras da BR-101 contemplam o trecho do Contorno do Recife, que vai da descida do viaduto próximo à fábrica da Coca-Cola, em Jaboatão dos Guararapes ao entroncamento com a PE-015, em Paulista, na divisa com Abreu e Lima. Considerada a maior na área de infraestrutura viária da década em Pernambuco, a iniciativa conta com investimento de R$ 192 milhões, através da parceria firmada entre os Governos Estadual e Federal.


Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.