Diagnóstico Mutirão oferece diagnóstico gratuito de sinais e sintomas do Autismo A ação acontece no próximo dia 19, na Avenida Visconde de Suassuna, bairro de Santo Amaro

Por: Diario de Pernambuco

Publicado em: 13/09/2018 10:08 Atualizado em: 13/09/2018 10:45

O evento pretende facilitar o acesso das famílias com crianças que tenham Transtorno do Espectro Autista (TEA), ao diagnóstico e atendimento adequados.
Foto: Reprodução/Youtube. (O evento pretende facilitar o acesso das famílias com crianças que tenham Transtorno do Espectro Autista (TEA), ao diagnóstico e atendimento adequados.
Foto: Reprodução/Youtube.)
O evento pretende facilitar o acesso das famílias com crianças que tenham Transtorno do Espectro Autista (TEA), ao diagnóstico e atendimento adequados. Foto: Reprodução/Youtube.

Uma equipe multiprofissional irá realizar o Mutirão de Diagnóstico de Sinais e Sintomas Precoces do Autismo, dia 19 de setembro, a partir das 9h, na Avenida Visconde de Suassuna, número 735, no bairro de Santo Amaro, área central do Recife. A iniciativa é do Grupo CEFAPP, um Centro de Pós-graduação e Pesquisa em Saúde, que tem o autismo como campo de pesquisa. O evento é gratuito e atenderá cerca de 150 crianças de 1 ano e 6 meses até os 10 anos.

O objetivo é diagnosticar e conceder laudos agilizando encaminhamento daquelas crianças que tenham Transtorno do Espectro Autista (TEA). O atendimento será feito por mais de 30 especialistas de diferentes áreas, como médicos, analistas do comportamento, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, enfermeiros, pedagogos e psicopedagogos. Durante o evento, todas as crianças participantes ainda irão receber atendimento odontológico em um consultório móvel. Todos os profissionais irão participar de forma voluntária.

O Autismo é um transtorno que pode dificultar o desenvolvimento da linguagem, da interação e do comportamento social da criança. Segundo diretora do CEFAPP, Raphaela Presbytero Van-Lume, que é mãe de autista e militante da causa, o mutirão acontece para facilitar o acesso ao diagnóstico e acompanhamento terapêutico do autismo. “Sabemos a dificuldade que existe para que uma criança obtenha o diagnóstico de TEA através do SUS. Então decidimos ajudar essas famílias que precisam saber se seus filhos têm o transtorno e assim ajudá-las a buscar precocemente terapias especializadas", contou.

De acordo com Presbytero, a ação serve ainda para chamar a atenção do serviço de saúde pública para oferecer atendimento adequado a esses pacientes. "Estamos tentando chamar a atenção do poder público, fazendo um trabalho que é dele. E se nossa pequena amostragem seguir os dados mundiais, nós estaremos encaminhando para a saúde pública dos municípios crianças com diagnóstico laudado, e legalmente o SUS terá que oferecer tratamento adequado para essas crianças. Abraçamos a causa, mas sabemos que isso é dever do governo”, explicou.

Para participar, os responsáveis devem fazer a inscrição da criança através do telefone: (81)3221.9354.

Serviço
Mutirão de Diagnóstico de Sinais e Sintomas do Autismo
19 de Setembro
Das 9h às 12h e 14h às 17h
Endereço: CEFAPP Recife - Av. Visconde de Suassuna, 735, Santo Amaro.
Inscrições: (81) 3221.9354


Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.