Lazer Olha! Recife tem próximos passeios no rio, de ônibus e a pé Passeios gratuitos da Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer do Recife acontecem nos dias 15, 16 e 19 de setembro

Publicado em: 12/09/2018 11:21 Atualizado em: 12/09/2018 11:24

Imagem: Paulo Paiva/DP
Imagem: Paulo Paiva/DP

De barco, de ônibus ou a pé, o Olha! Recife sempre oferece novas possibilidades para conhecer a história e a construção da cidade. Na manhã do próximo sábado (15), os inscritos no passeio poderão navegar a bordo de um catamarã, pelas águas do Capibaribe. À tarde, o passeio de ônibus faz um roteiro em homenagem a Dom Hélder Câmara. No dia seguinte (16), a caminhada será pela Avenida Rui Barbosa e na quarta-feira (19), pelo bairro da Madalena. Os passeios temáticos acontecem semanalmente e são promovidos pela Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer do Recife.
 
Por um ângulo diferente, os participantes do passeio no Capibaribe serão acompanhados por um guia que informará sobre a cidade e a música local. A partir do rio se abrem panoramas da paisagem do centro da cidade, seus prédios, palácios, mangues, igrejas e museus. O passeio tem duração média de 1h20 e acontece neste sábado (15). No mesmo dia, às 14h, o Olha! Recife de ônibus irá fazer roteiro em homenagem a Dom Hélder Câmara, que foi arcebispo emérito de Olinda e Recife, grande defensor dos direitos humanos e um dos fundadores da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Entre os locais visitados estão o Memorial Dom Hélder, na Rua Henrique Dias e a Igreja das Fronteiras, no bairro da Boa Vista. O roteiro inclui ainda uma visita à cidade de Olinda.
 
No domingo (16), o roteiro  a pé será por uma das mais elegantes e antigas vias do Recife, a Avenida Rui Barbosa. Repleta de refinadas construções, a avenida abriga um impressionante acervo de casarões, palacetes, jardins e igrejas que remontam á civilização do açúcar. O ponto de encontro será na capela do Parque da Jaqueira e a caminhada passará por locais como o Solar da Jaqueira, a Academia Pernambucana de Letras, a antiga casa do Barão de Casa Forte, Colégio Damas, antiga estação da Ponte [WINDOWS-1252?]D’Uchoa, Palácio dos Manguinhos e outros prédios.
 
E na quarta (19), o roteiro a pé será pelo bairro da Madalena. A histórica localidade remanescente de engenho será tema da caminhada que passará pelo mercado público, Museu da Abolição, Praça Euclides da Cunha, antiga casa de Manoel Borba e palacetes da Rua Benfica. As inscrições para os passeios são feitas através do site: www.olharecife.com.br e começam na sexta-feira (14), a partir das 9h.


Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.