Fim de semana Confira o que abre e fecha no feriadão de Sete de Setembro Para aqueles que vão ficar no Recife durante o feriado, a Prefeitura do Recife preparou uma programação com atividades bem ecléticas

Por: Diario de Pernambuco

Publicado em: 06/09/2018 14:25 Atualizado em: 06/09/2018 15:38

Desfile militar acontece na Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes.
Foto: Júlio Jacobina/ DP
Desfile militar acontece na Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes. Foto: Júlio Jacobina/ DP
O feriado da Independência, nesta sexta-feira (7), é nacional. Com o desfile militar, na Avenida Marechal Mascarenhas de Morais, vias serão interditadas e algumas linhas de ônibus terão itinerário alterado. Órgãos públicos, bancos e escolas públicas e particulares não vão funcionar. As lojas do centro do Recife terão ponto facultativo. Já os shoppings centeres abrem em horário normal. Confirma o que abre e fecha neste Sete de Setembro:

Para aqueles que vão ficar no Recife durante o feriado de Sete de Setembro, a Prefeitura do Recife preparou uma programação com atividades bem ecléticas. Os que buscam se exercitar e contemplar a cidade, a ciclovia de Turismo e Lazer estará funcionando na sexta (7) e no domingo (9), passando por 30 bairros. Também haverá opção do Lazer na Rua, em Boa Viagem, do Jardim Botânico do Recife, Olha! Recife, museus e parques da cidade que estão esperando os recifenses e visitantes.
 
Confira abaixo o que abre e fecha no feriado de Sete de Setembro:
 
EDIFÍCIO-SEDE - Os serviços e o atendimento ao público oferecidos no edifício-sede da PCR e na sede da Reciprev e Saúde Recife não funcionam na próxima sexta-feira (7). O serviço volta à rotina a partir da segunda-feira (10), das 8h às 17h.
 
POSTOS DE ATENDIMENTO AO CONTRIBUINTE - O Centro de Atendimento ao Contribuinte, localizado no edifício-sede da Prefeitura do Recife, no Cais do Apolo, e as unidades que funcionam no Expresso Cidadão do Cordeiro e no Shopping Rio Mar estarão fechadas na próxima sexta-feira, 7 de setembro. No sábado (8), o atendimento volta ao seu horário habitual nas unidades do Expresso Cidadão do Cordeiro e no Shopping Rio Mar. Informações referentes a tributos municipais do Recife podem ser obtidas no Portal de Finanças no endereço: portalfinancas.recife.pe.gov.br.

CULTURA - No Museu da Cidade, instalado dentro do Forte das Cinco Pontas, os recifenses podem conferir a exposição Cinco Pontas, que está em cartaz no equipamento, com gravuras originais do período holandês, desenhos de Frans Post, mapas históricos, fotografias, textos, achados arqueológicos feitos no interior do prédio (balas, cachimbos, conchas) e objetos de demolição da Igreja dos Martírios. A exposição, que reforça a candidatura do museu a patrimônio da Unesco, conta ainda com animações e vídeo-aulas. O museu abrirá normalmente no feriadão, funcionando de sexta a domingo, das 9h às 17h. No sábado, o público pode participar da atividade O Forte e o Tempo, partilhando o desafio de construir o seu próprio forte. A entrada é gratuita. Informações: 3355-9540.
 
O Paço do Frevo, espaço de salvaguarda e renovação do mais pernambucano dos gêneros musicais, também abrirá normalmente, de sexta a domingo. No sábado (8) e domingo (9), o equipamento convida os recifenses a caírem no passo. Das 14h às 17h, o Paço oferece uma vivência de frevo, que os visitantes podem fazer após o passeio pelo museu. Informações: 3355-9500.
 
Para quem quiser aproveitar o fim de semana ao ar livre, o Parque Dona Lindu e o Sítio Trindade são opções gratuitas de lazer para toda a família, com direito a brincadeiras e muita história. Enquanto um foi projetado pelo icônico arquiteto Oscar Niemeyer, o outro foi um importante foco de resistência conta a invasão holandesa.

TURISMO E LAZER -  Não vão faltar motivos para o recifense e também viajantes que estiverem na cidade aproveitarem o feriadão de 7 de Setembro. Na sexta-feira e no domingo, os 36,5 km de Ciclofaixa de Turismo e Lazer estarão à disposição de todos, passando por 30 bairros. Nos mesmos dias, o Segundo Jardim de Boa Viagem estará preparado para receber o projeto Lazer na Rua, que garante espaço para a prática de atividades esportivas e de lazer ao ar livre, com segurança, às margens da Orla de Boa Viagem. Os Parques Santana e Macaxeira estarão abertos normalmente neste feriadão.

Aqueles que preferirem aproveitar a folga com conhecimento histórico sobre a cidade podem participar do Olha! Recife. O projeto de sensibilização turística da PCR oferecerá um passeio no próximo domingo (9) com o roteiro Caminho de Pedra. Com acompanhamento de um guia de turismo, o tour tem saída às 9h, da Praça do Arsenal, e é gratuito. Mais informações pelo site www.olharecife.com.br.

Os apaixonados por musculação não precisam se preocupar. Apesar das Academias Recife não estarem abertas no feriado desta sexta, os equipamentos estarão funcionando normalmente no sábado (8), das 6h às 10h. Já o Caminhão da Malhação, academia móvel que circula a cidade levando aulas gratuitas de dança e funcional, funcionam até quinta (6), retornando às atividades na próxima segunda-feira (10).

MEIO AMBIENTE –  Os equipamentos de educação ambiental da Prefeitura do Recife vão estar abertos e com programação especial neste feriadão de 7 de Setembro. No Econúcleo do Parque da Jaqueira, a Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente realiza diversas atividades gratuitas, das 9h às 17h, desta sexta (07) até o domingo (09). A diversão da garotada está garantida com trilhas, oficinas de improviso teatral, pintura, poesia e muito mais. Para os adultos, a pedida é participar das oficinas com plantas medicinais, mudas e de compostagem.

O Jardim Botânico do Recife, no Curado, também abre para visitação todos os dias do feriado prolongado, com atividades arte-educação. Haverá contação de histórias, vivências ambientais, diversas brincadeiras e trilhas monitoradas. O público ainda pode conferir os sete jardins temáticos: Cactos, Bromélias, Orquídeas, Palmeiras, Plantas Medicinais, Sensorial e Plantas Tropicais. O JBR funciona das 9h às 15h30 e o acesso é gratuito.

COMPAZ E BIBLIOTECAS - Devido ao feriado de 7 de setembro, os Compaz Governador Eduardo Campos e Escritor Ariano Suassuna estarão fechados, voltando às suas atividades normais no sábado (8). As Bibliotecas Populares de Casa Amarela e Afogados também estarão fechadas nesta sexta (7) e voltarão ao seu funcionamento nesta segunda (10). 

MULHER -  Os equipamentos da Secretaria da Mulher do Recife - Centro Municipal Júlia Santiago e o Centro de Referência Clarice Lispector - estarão fechados durante o feriado de Nossa Senhora do Carmo. No entanto, o Liga, Mulher, disk-orientação do Clarice, funcionará em esquema de plantão, das 7h às 19h. O telefone do Liga, Mulher é o 0800 2810107.

MERCADOS E FEIRAS –  A Autarquia de Serviços Urbanos do Recife (Csurb) informa que os mercados públicos e Feiras Novas funcionam com horário especial na sexta-feira (7), das 6h às 13h. No sábado e domingo, no entanto, abrem normalmente, das 6h às 18h e 6h às 13h, respectivamente.

SAÚDE - Na sexta-feira (7), feriado nacional da Independência, as quatro Upinhas 24h – Governador Eduardo Campos (Bomba do Hemetério), Dr. Moacyr André Gomes (Morro da Conceição), Prof. Dr. Hélio Mendonça (Córrego do Jenipapo) e Profª Dra. Fernanda Wanderley (Linha do Tiro) – estarão abertas o dia todo para as pequenas urgências das áreas cadastradas. Já as demais Unidades de Saúde da Família (USF), incluindo as Upinhas Dia, e Unidades Básicas Tradicionais estarão fechadas, reabrindo normalmente na segunda-feira (10). 

O atendimento no Hospital da Mulher do Recife (HMR), localizado no bairro do Curado, será normal durante o feriado para a realização de partos regulados, ou seja, por encaminhamento pelo Sistema de Regulação do Recife (Sisreg). O Centro de Atenção à Mulher Vítima de Violência Sony Santos do HMR funcionará normalmente durante todo o feriado, 24h, com atendimento multidisciplinar.

As maternidades municipais Professor Barros Lima (Casa Amarela), Professor Bandeira Filho (Afogados) e Professor Arnaldo Marques (Ibura) funcionam normalmente, 24h, para a realização de partos, além de disponibilizar atendimento 24h multidisciplinar às mulheres vítimas de violência. Os serviços de urgência e emergência nas Policlínicas Amaury Coutinho (Campina do Barreto), Agamenon Magalhães (Afogados), Policlínica Professor Barros Lima (Casa Amarela), Policlínica Professor Arnaldo Marques (Ibura) e no Hospital Pediátrico Helena Moura (Tamarineira) também estarão funcionando.

VACINAS - A vacinação antirrábica, realizada na Policlínica Professor Barros Lima, funcionará 24h, durante o feriadão, com demanda espontânea. A Policlínica Lessa de Andrade (Madalena) só funcionará na segunda-feira (10), das 8h às 12h. O Centro de Vigilância Ambiental e Controle de Zoonoses do Recife (CVA) terá plantão para o atendimento a chamados de animais soltos na rua, que causem risco à saúde pública, podendo ser acionado das 8h às 17h por meio dos números 3355-7704 e 3355-7705.
 O Centro de Informações Estratégicas e Respostas de Vigilância em Saúde (Cievs) estará à disposição 24h para identificar portadores de doenças que ofereçam risco de ocasionar surtos como influenza, disfunções diarréicas e meningite, principalmente. O serviço de captação e resposta aos surtos de epidemias poderá ser acionado pelo 0800-201-2120. As notificações são realizadas pelas unidades de saúde.
 SAMU - O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192) funcionará normalmente.

TRÂNSITO - Os serviços oferecidos na sede da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) de atendimento ao idoso, aos taxistas e aos usuários que desejam recorrer das multas serão suspensos nesta sexta-feira (7). Já os serviços de monitoramento de tráfego e de fiscalização prestados pelos agentes de trânsito funcionarão normalmente durante o feriado, assim como o teleatendimento 24h, no qual o cidadão pode acionar a CTTU gratuitamente através do 0800-081-1078. A sede da Autarquia fica na Rua Frei Cassimiro, 91, no bairro de Santo Amaro, e o atendimento presencial à população volta a funcionar normalmente na segunda-feira (10), a partir das 8h até às 13h.
EMPREENDEDORISMO - As Salas do Empreendedor que funcionam no andar térreo da PCR, no Centro Público de Casa Amarela, no Compaz Governador Eduardo Campos e no Compaz Escritor Ariano Suassuna fecham na sexta (7) e reabrem na segunda (10).
EMPREGO -  As unidades da Agência do Emprego de Casa Amarela, Afogados, Soledade e Rio Branco fecham na sexta (7) e reabrem na segunda (10).
ESCOLAS PROFISSIONALIZANTES - As escolas profissionalizantes da Prefeitura do Recife fecham na sexta (7) e reabrem na segunda (10).
PROCON - A sede e os postos avançados do Procon Recife no Compaz Governador Eduardo Campos e no Compaz Escritor Ariano Suassuna atendem o público até as 13h desta quinta (6). As audiências pré-agendadas acontecem normalmente até às 17h do mesmo dia. O trabalho voltará ao normal na segunda (10).
ESPORTES - Os programas esportivos realizados pela Secretaria Executiva de Esportes não funcionam na próxima sexta-feira (7), retornando à normalidade a partir da segunda (10). Exceção para o Recife Bom de Bola, campeonato de futebol de várzea, que terá jogos da sexta até o domingo.
 
EDUCAÇÃO - A Secretaria de Educação informa que as escolas e creches-escolas municipais estarão fechadas no dia Sete de Setembro, feriado da Independência.
 
HOSPITAL VETERINÁRIO - O Hospital Veterinário do Recife estará fechado na próxima sexta-feira (7). Os atendimentos e marcações de consultas voltam a funcionar na segunda-feira (10).

ASSISTÊNCIA SOCIAL
- Não funcionarão, durante o feriadão, os serviços da Assistência Social, entre os quais CRAS, CREAS, Centros de Referência Especializados para População em Situação de Rua (Centros POP) e Central de Atendimento do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal e o Bolsa Família. A exceção são as casas de acolhimento institucional, que funcionarão normalmente.
 
DIREITOS HUMANOS - O Centro Municipal de Referência em Cidadania LGBT e o Centro de Referência em Direitos Humanos Margarida Alves estarão fechados neste feriadão. Já o Projeto Praia sem Barreiras oferecerá banho de mar assistido às pessoas com deficiência que forem à Praia de Boa Viagem nas manhãs de sexta-feira (7), sábado (8), domingo (9), das 8h às 13h. As cadeiras anfíbias utilizadas para o banho de mar ficam na altura da Rua Bruno Veloso, no posto 7. O Praia sem Barreiras integra o programa Turismo Acessível, da Empetur, que é executado na capital pernambucana pela PCR, em parceria com a Uninassau.

COMÉRCIO - As lojas no Centro do Recife e nos bairros é facultativo, mas podem funcionar das 9h às 17h. Na área central, funcionam apenas as lojas na Avenida Conde da Boa Vista, das 9h às 16h. Os shoppings centeres (Recife, Riomar, Tacaruna e Plaza) em sua maioria abrem apenas a área de lazer e praça de alimentação, das 12h às 21h. Somente o shopping Boa Vista, estará com lojas abertas, das 11h às 19h. O Game Station funciona das 11h às 21h. O Paço Alfândega, no Bairro do Recife, abre normalmente, das 11h às 20h. O Shopping Guararapes, das 9h às 22h, com expediente em lojas, áreas de lazer e praça de alimentação, com exceção de bancos e posto do Detran-PE. O Shopping Costa Dourada, em Camaragibe, funciona das 10h às 22h, com todas as atividades. 


Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.