Saúde Fisioterapia aquática ajudará crianças com microcefalia A unidade da Fundação Altino Ventura atenderá mensalmente 450 pessoas, entre elas 150 com síndrome congênita do zika

Por: Diario de Pernambuco

Publicado em: 28/08/2018 09:16 Atualizado em: 28/08/2018 09:18

Quatro anos depois de ser credenciada para atuar como centro especializado na reabilitação de pessoas com deficiências visuais, auditivas, intelectuais e físicas, a Fundação Altino Ventura (FAV) ampliará os serviços disponíveis no Centro Especializado em Reabilitação Menina dos Olhos. A instituição lança hoje uma campanha para captar recursos para a construção de um novo espaço, o Centro de Fisioterapia Aquática, que atenderá mensalmente 450 pessoas, entre crianças e adultos. Dentre elas, 150 crianças com síndrome congênita do zika vírus (microcefalia) cadastradas na entidade.

A fisioterapia aquática integrará a lista de terapias disponíveis no Menina dos Olhos, que já incluem serviços como reabilitação física, estimulação precoce, musicoterapia e acompanhamento psicológico de pacientes e familiares. O novo espaço terá 425 metros de área construída e, além da piscina, contará com vestiário e espaço de acolhimento para os familiares, onde serão realizadas oficinas de empoderamento. “O centro atenderá pessoas que, em geral, tem hipertonia (aumento da resistência ao movimento passivo das articulações) e hipotonia. A hidroterapia facilita a realização de determinados movimentos e exercícios, facilita a ruptura do medo”, explicou a vice-presidente da FAV, a oftalmologista Liana Ventura. O projeto está orçado em 500 mil dólares e sempre fez parte dos sonhos da fundação, mas enfrentou dificuldades para sair do papel pela retração econômica do país, que afetou a área de saúde. “O projeto foi finalizado no ano passado e agora dependemos da solidariedade para levá-lo adiante. Como atendemos múltiplas deficiências, a hidroterapia é fundamental. São pessoas carentes, 80% delas crianças, das quais 70% vêm do interior”, acrescentou Liana Ventura.

O Menina dos Olhos atende por ano cerca de 10 mil pessoas. Para captar recursos para a construção do centro de fisioterapia aquática, a FAV lança a campanha Pinte o amor com solidariedade, em parceria com o artista e designer Rafa Mattos. Uma linha de produtos assinada pelo artista, com camisas, garrafas, bonés e outros, está disponível para venda no site da fundação. No lançamento da campanha, hoje, Rafa pintará um muro da área externa do centro junto a pacientes e familiares. Em seguida, ele ministrará uma oficina de artes para crianças atendidas na instituição. Quem tiver interesse em apadrinhar a ação também pode doar dinheiro por meio de transferência bancária e até materiais de construção. Como parte da campanha, no próximo dia 29 de novembro, a fundação realizará um show com a cantora Carol Levy, cuja renda será revertida para a construção do centro.
 


Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.