Cultura Raio de Sol representa Pernambuco em concurso nacional de quadrilhas Juninas O grupo se apresenta na noite deste domingo (26) na cidade de Boa Vista, em Roraima

Por: Samuel Calado - Redes Sociais

Publicado em: 23/08/2018 21:55 Atualizado em: 23/08/2018 22:37

Raio de Sol no Concurso de Quadrilhas Juninas do Recife. Foto: Samuel Calado/Esp.DP
Raio de Sol no Concurso de Quadrilhas Juninas do Recife. Foto: Samuel Calado/Esp.DP

Na noite desta quinta-feira (23), 48 integrantes da Junina Raio de Sol, do bairro de Águas Compridas, em Olinda, embarcaram no Aeroporto Internacional dos Guararapes para representar o estado de Pernambuco no 14º Concurso Nacional de Quadrilhas Juninas, em Roraima, na região Norte do país.  O evento acontecerá no próximo domingo (26) e contará com a participação de grupos consagrados de outros estados, como as juninas Lageiro Seco (PB) e Arriba Saia (GO).

A Raio iniciou suas atividades em 1996. Desde então, coleciona diversos prêmios conquistados dentro e fora do estado. Esta é a quarta vez que a quadrilha participa do mesmo evento. Em 2010, ela trouxe para casa o trofeu de campeã com o tema Cagado e cuspido, paisagem do interior. Este ano, os brincantes pretendem repetir a dose com o espetáculo Ventre Chão, Sagração: por um dia de graça, que enaltece a terra, a fartura na plantação e a luta do povo nordestino pela garantia do alimento de cada dia.  

 

O bailarino Pedro Coelho, que está há cinco anos dançando no grupo conta que representar o estado com a Raio é uma emoção gigante. "Dos seis anos dançando quadrilha, cinco foram de dedicação absoluta a esta junina. Estamos levando para Roraima a cara e a coragem do povo pernambucano", afirma o jovem que viaja pela segunda vez para participar de um concurso nacional promovido pela Confederação Nacional das Quadrilhas (Confebraq) com o grupo.

A pedagoga Natali Falcão explica que mesmo diante das dificuldades, fazer parte do universo quadrilheiro é uma alegria imensurável. "Ser quadrilheira e representar a junina Raio de Sol nos arraiais é sempre algo muito emocionante. Seja em concursos como o Pernambucano ou  Globo, seja nos ditos arraiais de bairros, a reação do público a cada coreografia é arrepiante e transmite uma sensação de prazer imensurável. Quando vamos para outro estado, não estamos apenas representando a Raio de Sol, mas todos os quadrilheiros pernambucanos. Estamos mostrando o nosso jeito de dançar, nossa alegria em fazer parte de um grupo, de uma quadrilha, de uma cultura, relata.


Prêmios conquistados pela Junina Raio de Sol


- Hexacampeonato no Concurso da Fundação de Cultura da Cidade do Recife (2006, 2007, 2008, 2010, 2012 e 2015)
- Tetracampeonato no Concurso de Quadrilhas do SESC-PE (2006, 2010, 2012 e 2013)
- Tricampeonato no Concurso de Quadrilhas da Rede Globo PE (2007, 2013 e 2015)
- Bicampeonato no Festival de Quadrilhas Globo Minas - Etapa Nacional (2012 e 2013, Contagem-MG)
- Campeonato do Nordestão/UNEJ (2006, Natal-RN)
- Campeonato Nacional de Quadrilhas/Confebraq (2010, Rio Branco-AC)
- Campeonato no Concurso Arraial Brasil (2014, Ceilândia-DF)
- Campeonato no Concurso Iguatu Festeiro (2014, Iguatu-CE)
 


No período junino o Diario esteve todas as noites no Sítio Trindade, no bairro de Casa Amarela, na Zona Norte do Recife, cobrindo o Concurso de Quadrilhas Juninas promovido pela Prefeitura do Recife. Confira o vídeo da apresentação da Raio de Sol:

 



Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.