Nesta quarta Aprovados no concurso da CBTU fazem protesto O concurso foi realizado em 2014 e 157 candidatos foram aprovados, submetidos a todas as etapas do processo, mas ninguém foi contratado

Publicado em: 22/08/2018 13:56 Atualizado em:

Mais de 90 aprovados no Concurso da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) e ainda não convocados fizeram um protesto na manhã desta quarta-feira (22), em frente à sede da empresa, no bairro de Areias, no Recife. Para chamar a atenção da população, eles atearam fogo em pneus e fecharam um trecho de entrada da CBTU. Com faixas e apitos, eles pediam aos gritos a "nomeação já". 

O concurso foi realizado em 2014 e 157 candidatos foram aprovados, submetidos a todas as etapas do processo, mas até então sem perspectiva de serem convocados para o serviço. O grupo já fez denúncia no Ministério Público do Trabalho, que entrou com uma ação civil pública pedindo a contratação imediata, no entanto, ninguém foi chamado ainda. 

Em nota, a assessoria de Comunicação Social da CBTU informou que a ação civil pública do MPT determinou, em caráter de liminar, a contratação de 30 pessoas para o cargo de agente ASO-Segurança Metroviário, realizado em 2014, o que foi cumprido pela empresa.

"A referida decisão judicial não determinou a contratação dos demais candidatos do cadastro de reserva, o que impossibilitou a contratação de forma administrativa, por conta do limite de contratação determinado pelo Ministério do Planejamento. A CBTU Recife esclarece que a decisão liminar da ação civil pública de número 0000995-79.2017.5.06.0016 não determinou a contratação dos candidatos do cadastro de reserva. Para a contratação dessa forma administrativa também estamos impossibilitados por conta do limite de vagas determinado pelo Ministério do Planejamento"


Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.