Nesta terça Comando Militar do Nordeste tem novo chefe Cerimônia da passagem de cargo acontece hoje, no quartel do Curado, às 16h

Publicado em: 21/08/2018 12:53 Atualizado em: 21/08/2018 12:57

O Comando Militar do Nordeste (CMNE) promove neste terça-feira, às 16h, a cerimônia de Passagem de Comando, do cargo de Comandante Militar do Nordeste, do General de Exército Artur Costa Moura para o General de Exército Marco Antônio Freire Gomes.

O Chefe do Departamento Geral do Pessoal, o General de Exército Manoel Luiz Narvaz Pafiadache, presidirá o evento.

O evento acontecerá a partir das 17h, no Forte Guararapes, Quartel-General do CMNE, localizado no Complexo do Curado, em Recife-PE e terá a presença do Ministro de Estado da Defesa, General de Exército Joaquim Silva e Luna, e do Ministro de Estado e Chefe do Gabinete Segurança Institucional (GSI), General de Exército Sergio Westhphalen Etchegoyen, além de outras autoridades civis e militares. O General Moura assumiu a função de Comandante Militar do Nordeste em 17 de agosto de 2016.

Entre as atividades desempenhadas ao longo desses dois anos no Comando do CMNE estão: apoio nas ações de controle e combate ao mosquito Aedes aegypti; apoio à Defesa Civil e as redes municipal e Estadual de Saúde com a instalação de dois Hospitais de Campanha, em Rio Formoso/PE e Marechal Deodoro/AL, para atendimento à população afetada pelas enchentes decorrentes das chuvas dos meses de maio e junho de 2017; ações conjuntas para manter a ordem pública, a exemplo das Operações Leão do Norte, Potiguar II e III e Operação São Cristóvão; envio do 25º contingente do BRABAT ao Haiti; assinatura do acordo de revitalização para o Parque Histórico Nacional dos Guararapes; estreitou laços com autoridades de todo o Nordeste; contribuição para o aperfeiçoamento do Programa de Distribuição Emergencial de Água Potável no Semiárido (Operação Carro-Pipa); entre outras ações. Deixa o Comando do CMNE para assumir a Chefia do Departamento-Geral do Pessoal do Exército (DGP), em Brasília-DF.

NOVO COMANDANTE - O novo Comandante Militar do Nordeste será o General Marco Antônio Freire Gomes. O oficial, ao ser nomeado Comandante Militar do Nordeste, exercia o cargo de Secretário-Executivo do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, com sede em Brasília-DF. Foi promovido ao posto atual em 31 de julho de 2018.

Nascido em 31 de julho de 1957, em Pirassununga, Estado de São Paulo, é filho do Coronel de Cavalaria Francisco Valdir Gomes (In Memoriam) e de Maria Enilda Freire Gomes. Incorporou as fileiras do Exército em 14 de fevereiro de 1977.

Foi declarado Aspirante-a-Oficial da Arma de Cavalaria em 15 de dezembro de 1980. Cursou a Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais (EsAO) em 1992 e a Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (ECEME) no biênio 2000-2001. Durante o biênio 1990-1991, integrou o Grupo de Observadores Militares das Nações Unidas na América Central (ONUCA)-Nicarágua.

Serviu no 10º Regimento de Cavalaria (Bela Vista), 10º Esquadrão de Cavalaria Mecanizado(Recife-PE), 1º Batalhão de Forças Especiais (RJ) (Destacamento Alfa-Ômega-RJ), 16º Regimento de Cavalaria Mecanizado (João Pessoa-PE) e Comando da 11ª Região Militar (Brasília-DF). Foi instrutor dos cursos de Comandos e Forças Especiais no Centro de Instrução Paraquedista General Penha Brasil (RJ) e na Seção de Instrução Especial (SIEsp), na Academia Militar das Agulhas Negras.

Comandou o 1º Batalhão de Ações de Comandos, na cidade de Goiânia-GO, tendo sido seu primeiro comandante.Foi Adido Militar de Defesa e do Exército junto à Embaixada do Brasil em Madrid, na Espanha.

No Brasil, realizou os cursos Básico Paraquedista, Mestre de Salto, Básico de Salto Livre, Avançado de Salto Livre, Ações de Comandos, Forças Especiais, Segurança Presidencial, Logística e Mobilização da Expressão Militar do Poder Nacional, e o Curso de Política, Estratégia e Alta Administração do Exército (CPEAEx).

No exterior, realizou as seguintes atividades militares, Estágio de Forças Especiais (Fort Bragg-Carolina do Norte-EUA), Curso de Gerenciamento de Crises, (Departamento de Defesa-Washington-DC, EUA), Curso de Contraterrorismo e Coordenação Interagências (Centro Hemisférico de Estudos de Defesa (CHDS, Washington-EUA) e o Curso de Sênior Mission Leader Peacekeeping Operations (Organização das Nações Unidas-Egito).

Desempenhou como Oficial General, os cargos de Comandante da Brigada de Operações Especiais em Goiânia-GO; 1º Subchefe do Comando de Operações Terrestres, em Brasília-DF; Comandante da 10ª Região Militar, em Fortaleza-se; e Secretário-Executivo do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República-GSI, Brasília.

Dentre as condecorações nacionais e estrangeiras, foi agraciado com as Ordem do Mérito da Defesa; Naval; Militar e Aeronáutico. Medalhas da Vitoria, Mérito Desportivo Militar, Militar de Platina, Tamandaré, Nações Unidas-ONUCA, Pacificador, Corpo de Tropa, Mérito Aeroterrestre Ouro, Marechal Osório, Grã-cruz da Ordem do Mérito Militar–Espanha, Grã-cruz do Mérito (Alemanha). É casado e possui dois filhos.


Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.