Vida Urbana

Preso é resgatado em Glória do Goitá, quando seguia para audiência

Grupo de dez homens armados retiraram um dos três presos que vinha de Caruaru para uma audiência no Fórum de Limoeiro

A Polícia investiga o resgate de um detento do sistema penitenciário de Pernambuco, enquanto seguia para uma audiência nesta quinta-feira (16). O fato ocorreu no município de Glória do Goitá, na Zona da Mata do estado. A viatura da Secretaria Executiva de Ressocialização (Seres), que conduzia o detento saiu de Caruaru, no Agreste, e seguia para o Presídio de Limoeiro, quando foi inteceptada na estrada.  

De acordo com o 21° Batalhão da Polícia Militar, a abordagem ao carro da Seres ocorreu na PE-50. O grupo de cerca de dez homens estava fortemente armado, que se dividiam em dois veículos. A viatura transportava três detentos do Penitenciária Juiz Plácido de Souza, em Caruaru. Apenas um deles foi levado. Mas os bandidos roubaram três pistolas ponto 40, que pertenciam aos agentes penitenciários, que faziam a escolta.

O preso resgatado chama-se Geovane Barbosa Leite, 33 anos, cumpria pena por crime de homicídio, de acordo com a Seres. Segundo a PM, os agentes penitenciários não tiveram como reagir. O grupo fugiu em direção à BR-232. Horas depois, os carros usadosna ação criminosa, um Fuzion e um Polo, foram abandonados por trás de um shopping center, em Vitória de Santo Antão. Geovane saiu de manhã na Penitenciária de Caruaru, participou de uma audiência no Fórum de Bezerros, e seguia para a Penitenciária Ênio Pessoa Guerra, em Limoeiro.

O secretário de Justiça e Direitos Humanos, Pedro Eurico, informou que todas as autoridades competentes já foram acionadas para atuar na recaptura do detento Geovane Barbosa Leite. Segundo o gestor, o fato foi considerado de grande gravidade. "Asseguro que as forças policiais e o núcleo de inteligência da Seres não cessarão até que o foragido seja reconduzido à unidade prisional e que os seus comparsas sejam identificados e punidos com rigor", disse. A Seres também abriu um procedimento administrativo para apurar o caso.

A Delegacia de Vitória de Santo Antão está invetsigando o resgate. Segundo a Polícia Civil, o Instituto de Criminalística já foi acionado para fazer perícia no local. As investigações devem apontar os homens que promoveram a fuga. Os envolvidos poderão ser indiciados no artigo 351 do Código Penal brasileiro. O inquérito também será encaminhado a corregedoria para apuração interna. 

Leia a notícia no Diario de Pernambuco
Loading ...