CurioCidades Lançado projeto especial dentro do Olha! Recife Inspirado na mania de grandeza recifense, passeio inaugural acontece nesta quarta (15), no Museu do Trem, bairro de São José

Publicado em: 14/08/2018 10:46 Atualizado em: 14/08/2018 11:40

Foto: Costa Neto/Divulgação Cultura PE (Foto: Costa Neto/Divulgação Cultura PE)
Foto: Costa Neto/Divulgação Cultura PE

Uma das marcas mais fortes do pernambucano é o seu ufanismo, o amor pelas coisas da terra e, especialmente, a mania de grandeza. E não é à toa que esses sentimentos surgem, já que a riqueza das histórias locais dão motivo de sobra para tanto. Pensando nisso, a Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer, dá início, nesta quarta-feira (15), ao CurioCidades, um projeto especial executado dentro do já consagrado projeto de sensibilização turística Olha! Recife.
 
Com temas que sempre vão enaltecer os adjetivos e superlativos que enchem de orgulho pernambucanos e, em especial, recifenses, o passeio inaugural do CurioCidades será a pé e vai aproveitar a XI Semana do Patrimônio de Pernambuco, no Museu do Trem, que fica na Estação Central do Metrô do Recife, e vai abordar temas ligados à presença do transporte ferroviário e aeroviário no Recife, dentre outras curiosidades: Ascenso Ferreira; o primeiro trem urbano da América Latina; as viagens ao Cabo de Santo Agostinho, ainda no século 19; os trens de Palmares, de Alagoas; o Diario de Pernambuco, jornal mais antigo da América Latina em circulação;  o Cinema do Recife, o ciclo do Recife na década de 1920; Zeppelin, a única torre de atracação no mundo ainda de pé.
 
As inscrições gratuitas podem ser feitas no site www.olharecife.com.br. O passeio inicia às 14h, saindo da Praça do Arsenal, no Recife Antigo, e será capitaneado por um ator que vai representar Ascenso Ferreira. Aos moldes do Olha! Recife Literário e do Uma noite no Museu, o CurioCidades vai oferecer roteiros temáticos com intervenções artísticas que vão mexer ainda mais com o imaginário e fortalecer a autoestima dos pernambucanos.
 
Os roteiros vão acontecer no penúltimo sábado de cada mês e levarão os inscritos a locais onde a história vai se misturar com a imaginação, a arte e o fantástico, costurando épocas, personagens, paisagens e o patrimônio material e imaterial através de orientações com guias especializados e atores que revelarão curiosidades históricas, artísticas, sociais, políticas, econômicas e culturais de séculos passados e da atualidade.
 
Serviço
Inscrições: www.olharecife.com.br



Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.