Educação Escola de Jaboatão relaciona conteúdos da sala de aula a notícias de jornal Adolescentes da unidade de ensino são estimulados a ler jornais impressos e montar seleção de matérias em mural

Por: Anamaria Nascimento

Publicado em: 08/08/2018 16:30 Atualizado em: 08/08/2018 16:48

Notícias diárias são selecionadas e expostas para os estudantes. Foto: Colégio Municipal Humberto Barradas/Divulgação.
Notícias diárias são selecionadas e expostas para os estudantes. Foto: Colégio Municipal Humberto Barradas/Divulgação.
No Colégio Municipal Humberto Barradas, em Engenho Velho, Jaboatão dos Guararapes, era raro encontrar um estudante que tinha o hábito de ler jornal. Conectados em computadores e smartphones, o papel parecia pouco atrativo para eles. A relação dos alunos com o jornal mudou depois que eles começaram a ser atraídos por um mural com seleção de notícias diárias de assuntos diversos.

Além de fazer a leitura, os estudantes são estimulados a relacionar os temas abordados nas notícias com o conteúdo visto em sala de aula. "O objetivo é proporcionar uma leitura de mundo baseada nas notícias veiculadas nos jornais, relacionando-as aos conteúdos dos componentes curriculares", explica o supervisor escolar Everaldo Soares.

Mais do que otimizar a leitura e a capacidade interpretativa dos alunos, o uso do jornal impresso no ambiente escolar melhora o relacionamento dos estudantes ao estimular leituras coletivas e debates. "Dividimos os alunos em duplas. Eles selecionam notícias que consideram relevantes, identificam o jornal, o caderno, a página e o autor. Depois disso, socializam a escolha em uma apresentação oral. Por fim, é feita uma exposição no corredor para que todos os alunos da escola possam ler", ressalta o educador.

Produzindo um jornal na escola...

1º PASSO

Forme os professores

Caso o projeto seja proposto pela gestão ou coordenação da escola, é preciso formar os professores como multiplicadores da ação. Em sala, os docentes devem trabalhar diretamente com os alunos na produção do jornal.

2º PASSO

Apresente o projeto à comunidade escolar

Avisos nos murais ou reuniões podem ser úteis para noticiar o projeto. Convoque a comunidade escolar a participar sugerindo pauta, sendo fonte de informações aos alunos ou doando jornais à escola.

3º PASSO

Crie um conselho editorial

Convide estudantes, pais e professores para fazer parte do conselho editorial. O grupo deve discutir cronograma, periodicidade, seções, divisão de tarefas, circulação e distribuição do jornal.

4º PASSO

Promova oficinas de leitura e escrita

A partir do planejamento traçado, os professores devem realizar atividades de produção de textos. É importante, antes de começar a escrita, conhecer os jornais, lendo edições e discutindo o gênero.

5º PASSO

Redação

Depois de conhecer as caraterísticas de um jornal, a turma deve ser dividida para que cada grupo fique responsável por uma seção (esportes, artes, colunas, etc.). Após a divisão, os alunos devem discutir, apurar e escrever a pautas.

6º PASSO

Edição

Os “editores” do jornal escolar devem dar títulos às matérias, escolher as fotos e elaborar as legendas para as imagens. Em conjunto, os estudantes devem discutir os espaços para cada texto e foto.

7º PASSO

Finalização

O material elaborado pelos alunos deve passar por uma revisão. O objetivo é de orientar a escrita final dos estudantes e verificar se o produto corresponde à meta traçada pelo conselho editorial.

8º PASSO

Impressão e distribuição

Feita a revisão, encaminhe os arquivos gerados digitalmente a uma gráfica. Antes de o projeto começar, a escola pode procurar uma gráfica parceira. Em seguida a escola deve fazer a distribuição dos exemplares.

Fonte: Portal do Jornal Escolar



Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.