Discussão Arcebispo e vigários episcopais convocam para rezar pela não aprovação do aborto Além de um vídeo gravado, o religioso escreveu uma carta que está sendo divulgada pela arquidiocese

Publicado em: 06/08/2018 10:29 Atualizado em: 06/08/2018 10:36

Foto: arquivo/DP
Foto: arquivo/DP
O arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido, e os vigários episcopais da Arquidiocese gravaram um vídeo de convocação dos fiéis para um momento especial de oração contra o aborto e em defesa da vida.

No vídeo, dom Fernando convocou todos os sacerdotes a promoverem, em suas paróquias, um momento de adoração ao Santíssimo, antes ou depois das missas neste final de semana (4 e 5 de agosto), pela valorização da vida e pela não aprovação da legalização do aborto – até a 12ª semana de gestação – no Brasil.  O aborto foi colocado em pauta pelo Supremo Tribunal Federal e o assunto provocou mobilização na Igreja, que defende a vida desde sua concepção até seu fim natural.



Ainda na intenção da não aprovação da legalização do aborto no Brasil, o arcebispo convidou a população para participar também da festa do Santíssimo Salvador, padroeiro da Catedral Metropolitana, em Olinda, nesta segunda-feira (6). A partir das 15h, haverá adoração ao Santíssimo Sacramento na Catedral da Sé, seguida de missa (16h) e procissão (17h).

No dia 29 de julho, o arcebispo já havia se pronunciado contra o aborto e a favor da vida, através de nota oficial e de vídeo nas redes sociais. Outros bispos tiveram a mesma atitude – de repúdio à convocação do STF de audiência sobre o assunto, com a finalidade de discutir a legalização do aborto no Brasil.

Serviço:

Dia 6 de agosto (segunda-feira)
Festa do Santíssimo Salvador do Mundo, na Catedral de Olinda
15h – Adoração
16h – Celebração Eucarística, presidida por dom Fernando Saburido, arcebispo da Arquidiocese de Olinda e Recife
17h – Procissão pelo Sítio Histórico de Olinda

NOTA EM DEFESA DA VIDA

Em unidade às tantas vozes que, nos últimos dias, têm se levantado em nosso país reafirmando o compromisso com a vida desde o ventre materno até o seu fim natural, a Arquidiocese de Olinda e Recife repudia, veementemente, qualquer iniciativa ao contrário, como a convocação feita pelo Supremo Tribunal Federal, da audiência pública para os próximos dias 3 e 6 de agosto sobre a descriminalização do aborto até a 12ª semana de gestação.

É impressionante a insistência de pessoas ou grupos nesse tema, apesar da comprovada posição, favorável à vida, da imensa maioria do povo brasileiro, sobretudo das Igrejas Cristãs em nosso país!

Convocamos, portanto, todos os católicos desta nossa Igreja Particular de Olinda e Recife, a manifestarem, pública e claramente, sua rejeição à Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental – ADPF 442, que solicita ao Supremo Tribunal Federal – STF, a suspensão dos artigos 124 a 126 do Código  Penal, que tipificam o crime de aborto, alegando a sua inconstitucionalidade.

Nos últimos anos, durante o mês de outubro, temos manifestado publicamente nosso compromisso com a vida, através da Caminhada Sim à Vida. Trata-se de uma iniciativa bem sucedida da Pastoral Familiar e que deve ser cada vez mais fortalecida, como sinal profético de unidade na luta, em  defesa de criaturas indefesas, verdadeiros filhos e filhas de Deus.

Convocamos todas as nossas lideranças religiosas, políticas e sociais a se unirem em defesa da vida, respeitando assim o direito básico e fundamental de toda criatura humana.

Recife, 30 de julho de 2018

Dom Antônio Fernando Saburido, OSB
Arcebispo de Olinda e Recife


Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.