Trânsito Volta às aulas aumenta movimento de carros em até 25% no Recife Avenidas Rui Barbosa, João de Barros e Conselheiro Aguiar estão entre as mais movimentadas e recebem campanha educativa da CTTU

Por: Diario de Pernambuco

Publicado em: 01/08/2018 07:53 Atualizado em: 01/08/2018 08:06

A CTTU iniciou ação para sinalizar as vias do entorno de instituições de ensino de todas as áreas da cidade.
Foto: Thalita Tavares/Esp.DP. (A CTTU iniciou ação para sinalizar as vias do entorno de instituições de ensino de todas as áreas da cidade.
Foto: Thalita Tavares/Esp.DP.)
A CTTU iniciou ação para sinalizar as vias do entorno de instituições de ensino de todas as áreas da cidade. Foto: Thalita Tavares/Esp.DP.

Com a volta às aulas da rede particular de ensino nesse primeiro dia de agosto, o trânsito na cidade do Recife pode ter aumento de até 25% na frota circulante, de acordo com as contagens realizadas pelos equipamentos eletrônicos implantados nas vias de mais movimento. No período de férias escolares houve uma redução média de cerca de 250 mil automóveis nas ruas.

Durante o início da manhã de hoje, o movimento de carros é intenso na Avenida Rui Barbosa, Zona Norte do Recife, onde muitos pais desembarcam seus filhos nas escolas das proximidades. Uma operação realizada pela Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU), iniciada nesta quarta-feira, irá monitorar os principais corredores da cidade e distribuir panfletos educativos nos próximos dez dias.

O empresário Rinaldo Melo, de 48 anos, preferiu ir caminhando para levar seu filho até o Colégio Damas e evitar o engarrafamento. "Moro perto, então é melhor fazer uma caminhada de dez minutos do que passar meia hora parado no carro. É até mais saudável para nós dois", comentou.

A Trupe da CTTU entrará nas escolas com apresentação de teatro para conscientizar as crianças sobre segurança no trânsito.
Foto: Thalita Tavares/Esp.DP. (A Trupe da CTTU entrará nas escolas com apresentação de teatro para conscientizar as crianças sobre segurança no trânsito.
Foto: Thalita Tavares/Esp.DP.)
A Trupe da CTTU entrará nas escolas com apresentação de teatro para conscientizar as crianças sobre segurança no trânsito. Foto: Thalita Tavares/Esp.DP.

Já a adminiostradora Thaysa Cergoli, 38, estacionou próximo ao Colégio para não precisar enfrentar a fila de carros que se forma na Avenida Rui Barbosa. "Se eu fizer o mesmo percurso dirigindo vou levar vinte minutos somente para entrar na escola, mais algum tempo para desembarque e isso leva quase uma hora. É melhor estacionar em um lugar traqnuilo, mesmo que seja um pouco mais distante e evitar estesse logo cedo", diz.

O coordenador de programa municipal de educação para o trânsito, Francisco Irineu, explica que a campanha serve também para facilitar o tráfego nas vias mais movimentadas. "Fazemos uma campanha no retorno às aulas tanto no início como no meio do ano. Estaremos durante 10 dias nos grandes corredores da cidade, onde nós temos o maior número de tráfego de veículos. Temos uma média que nessa época quando voltamos aos dias letivos o número de carros circulando nas vias aumentam, então por isso fazemos essa campanha de adequação, boas vindas, e dicas de segurança no trânsito", explica.

A ação acontece na Avenida Rui Barbosa, Avenida João de Barros, Avenida Norte, Rua do Paissandu, Dom Bosco, Avenida Conselheiro Aguiar, Avenida Visconde de Jequitinhonha e Avenida Doutor José Rufino, onde estarão distribuídos cerca de 80 agentes da CTTU. Entre as atividades oferecidas está a apresentação da Turma do FomFom, que fará visitas nas escolas para conscientizar as crianças sobre segurança no trânsito.

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.