Saúde Pátio do Carmo recebe Movimento Brasil Sem Parasitose Serão distribuídas 200 fichas para atendimento diário nos consultórios

Por: Diario de Pernambuco

Publicado em: 31/07/2018 10:32 Atualizado em:

O pátio da Basílica Nossa Senhora do Carmo, na Avenida Dantas Barreto, no bairro de Santo Antônio, área central do Recife, irá receber o Movimento Brasil Sem Parasitose (MBSP). A ação acontece entre os dias 1° e três de agosto de forma gratuita e aberta ao público que desejar receber orientações e realizar consultas médicas.

Profissionaias da saúde e médicos gastroenterologistas irão atender a população em três consultórios a partir da distribuição de 200 senhas por ordem de chegada. Cada paciente irá responder um questionário sobre os padrões de saneamento básico, higiene pessoal e familiar, hábitos de vida e o histórico clínico.

Depois, cada participante irá para triagem realizada por enfermeiros e, depois do atendimento com os médicos, será direcionado para uma sala temática educativa, onde receberá orientações práticas sobre hábitos de higiene pessoal e doméstica, dadas por uma equipe de agentes de saúde.

O MBSP é realizado pela Federação Brasileira de Gastroenterologia (FBG) com apoio da FQM Farma. Esta é a terceira edição do MBSP, que tem duração de 17 dias e este ano já passou por São Paulo e Minas Gerais e depois de Pernambuco irá para mais dois estados brasileiros, Bahia e Rio de Janeiro.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), as parasitoses são as doenças mais comuns do mundo e chegam a afetar em torno de 36% da população brasileira. No caso das crianças, esse número sobe para 55%.

Em 2016 e 2017, mais de 300 médicos e profissionais da saúde, entre eles nutricionistas, assistentes sociais e enfermeiros, participaram do projeto e atenderam cerca de 20 mil pacientes nas 21 cidades percorridas As principais queixas relatadas pelos pacientes foram:

• 48% dores abdominais e cólicas;
• 43% azia;
• 38% barriga constantemente inchada;
• 31% diarreia, entre outros sintomas.

Movimento Brasil Sem Parasitose em Recife

Data: 1 a 3 de agosto
Horário: das 8h às 17h
Local: Pátio da Basílica Nossa Senhora do Carmo
Endereço: Avenida Dantas Barreto S/N, Bairro de Santo Antônio – Recife (PE)
Informações: brasilsemparasitose.com.br

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.