ITAMARACÁ Após oito anos de reforma, Forte Orange reabre portas nesta sexta Evento de abertura de um dos principais pontos turísticos de Itamaracá será realizado a partir das 9h com programação cultural e presença de autoridades

Por: Diario de Pernambuco

Publicado em: 26/07/2018 08:59 Atualizado em:

Fechado desde 2010 para reformas, o Forte Orange, uma das principais atrações turísticas da Ilha de Itamaracá, no Litoral Norte de Pernambuco, abrirá as portas na manhã desta sexta-feira (27). As obras de reestruturação do local custaram cerca de R$ 11 milhões, com recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), pelo Programa de Desenvolvimento do Turismo, numa parceria do Iphan com a Secretaria de Turismo, Cultura, Esportes e Lazer de Pernambuco. 

O evento de abertura, que se iniciará às 9h, deve congtar com a presença de artistas da região, como Ed Carlos, Anginha do Coco, grupos de maracatu e Lia de Itamaracá. Agora, moradores esperam, junto ao Iphan, criar um conselho capaz de gerenciar as atividades do espaço junto à gestão da ilha. 

Séculos de história

O Forte Orange é tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) desde 1938 e, após a reforma, passará a ser gerido pelo município de Itamaracá. Criado por holandeses e inaugurado em 1631, a obra foi reconstruída por portugueses em 1696, sendo fechado para reformas após a morte de Jozé Amaro de Souza, criador das estátuas que ornamentam a estrutura interna do local e considerado o “guardião” da fortificação.



Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.