EDUCAÇÃO IFPE abre inscrições para olimpíadas de Física, Astronomia e Foguetes Competições são voltadas para estudantes de escolas públicas e privadas de todo o estado

Por: Diario de Pernambuco

Publicado em: 18/07/2018 17:01 Atualizado em:

Foto: Peu Ricardo/DP (Foto: Peu Ricardo/DP)
Foto: Peu Ricardo/DP
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE) abriu inscrições para as edições 2018 das olimpíadas pernambucanas de Física, Foguetes e Astronomia. O público-alvo são estudantes do Ensino Médio regular e profissionalizante de escolas públicas e privadas de todo o estado. As inscrições devem ser feitas previamente pelas escolas participantes até o dia 10 de setembro.

A instituições de ensino interessadas devem preencher formulário específico, informando os dados do professor-representante para cada uma das três competições. Caberá ao docente não só inscrever os estudantes localmente, como também aplicar e corrigir as provas. O formulário deverá ser encaminhado por e-mail, para o endereço especificado em cada um dos regulamentos.

O cadastro das escolas e a inscrição dos estudantes são totalmente gratuitos. Os alunos receberão certificados de participação e serão classificados de acordo com a pontuação, podendo receber medalhas de ouro, prata e bronze. As competições estaduais funcionam como etapa preparatória para as olimpíadas nacionais e internacionais nas três áreas.

As provas da Olimpíada Pernambucana de Astronomia e Astronáutica (OPA) e da Olimpíada Pernambucana de Foguetes (OpeFog) estão programas para o dia 21 de setembro. Já a prova da Olimpíada Pernambucana de Física (OpeF) está agendado para o dia 28 do mesmo mês.

As edições estaduais das três competições são coordenadas pelo professor de Física do IFPE, Guilherme Pereira, que também coordena o Núcleo de Astronomia do Campus Recife. Na última edição, as olimpíadas reuniram cerca de sete mil estudantes de todo o estado. Os regulamentos e outros detalhes sobre as olimpíadas estão disponíveis no site.


Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.