TIMES HIGHER EDUCATION UFPE cai em ranking de prestígio de universidades da América Latina Em 2017, universidade ficou entre 25ª e 30ª colocação, sendo a primeira do Nordeste. Neste ano, perdeu o posto para a UFBA, caindo para 35ª colocação

Por: Diario de Pernambuco

Publicado em: 18/07/2018 14:34 Atualizado em:

Foto: Blenda Souto Maior/DP/D.A Press.
Foto: Blenda Souto Maior/DP/D.A Press.
A Universidade Federal de Pernambuco ocupa a 35ª colocação do ranking de universidades da América Latina divulgado pela tradicional revista britânica  Times Higher Education (THE). Em 2017, a universidade era a primeira do Nordeste no ranking, posto agora ocupado pela Universidade Federal da Bahia, que está em 30º lugar da lista. 

Dentre as instituições que perderam posição neste ano estão também as universidades federais do Rio de Janeiro (UFRJ), do ABC (UFABC), do Ceará (UFC), de Goiás (UFG) e do Rio Grande do Norte (UFRN). Em nota enviada à Agência Estado, o Ministério da Educação (MEC) diz que não comenta estudos que não são oficiais do governo por desconhecer a metodologia aplicada. No entanto, destaca que não houve "cortes" neste ano e que, mesmo com as limitações orçamentárias enfrentadas pelo País, não faltam recursos para as universidades.

Apesar da queda, universidades brasileiras se destacam

A análise geral dos países mostra que o Brasil é o que mais se destaca no ambiente para pesquisa. A Argentina está no topo do ambiente de ensino e o Equador tem o melhor desempenho de influência de pesquisa e perspectivas internacionais. "O Brasil definha atrás de seus vizinhos quando se trata de perspectivas internacionais e tem espaço para melhorar sua influência na pesquisa (impacto de citações)", diz o relatório.

A revista usa 13 métricas de performance das atividades das instituições, divididas em quatro áreas: ensino, pesquisa, transferência de conhecimento e perspectiva internacional.
 
Confira todos os colocados da América Latina neste link


*Com informações da Agência Estado


Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.