Terça Negra celebra 112 anos da Nação Estrela Brilhante do Recife A festividade segue até as 23h, no Pátio de São Pedro, localizado no Centro da capital pernambucana

Por: Samuel Calado - Redes Sociais

Publicado em: 17/07/2018 19:11 Atualizado em: 17/07/2018 20:00

Maracatu Estrela Brilhante do Recife. Foto: Bruno Campos / PCR Divulgação
Maracatu Estrela Brilhante do Recife. Foto: Bruno Campos / PCR Divulgação

O Projeto Terça Negra desta semana homenageia a Nação de Maracatu Estrela Brilhante, que está comemorando os 112 anos de existência. A festividade conta com uma programação especial a partir das 19h, no Pátio de São Pedro, localizado no Centro do Recife. 

O projeto surgiu a partir das ações dos participantes do Movimento Negro Unificado (MNU) no final da década de 1990, nas comunidades da Região Metropolitana da cidade. Desde os anos 2000, com o apoio da Prefeitura do Recife na época, a festividade é apresentada da região central da capital.

O Afoxé Oyá Tokolê Owo encerrará a festividade. Foto: Samuel Calado/Esp.DP
O Afoxé Oyá Tokolê Owo encerrará a festividade. Foto: Samuel Calado/Esp.DP

O objetivo da ação é dar visibilidade aos grupos de cultura popular em Pernambuco e possibilitar mais um espaço de militância contra o racismo e a intolerância religiosa. O produtor e apresentador Demir Favela, explica que a atividade já contemplou mais de 700 apresentações durante os quase 20 anos de existência. 

Esta noite de festa contará com a apresentação dos grupos Capoeira do Forum, Coco de Igarassu, Afoxé Oyá Tokolê e o aniversariante, o Maracatu Estrela Brilhante do Recife, um dos grupos afro mais tradicionais do estado. 
 
Rainha do Maracatu Estrela Brilhante do Recife. Foto: Reprodução/Facebook
Rainha do Maracatu Estrela Brilhante do Recife. Foto: Reprodução/Facebook

O Estrela foi fundado em 1908 e em sua trajetória, passou por diversos bairros do Recife. Em 1995 ele aportou no Alto José do Pinho, na Zona Norte do Recife e atualmente realiza diversas atividades sociais e profissionalizantes na localidade sob o comando da Rainha Marivalda. O grupo conta com mais de 200 desfilantes, entre batuqueiros, corte e outros personagens característicos do ritmo. 

As celebrações em comemoração aos 112 anos iniciaram com o Festival Alto Estrelado, realizado na própria comunidade no último final de semana. A localidade é conhecida por agregar varias manifestações culturais, entre elas afoxé, maracatu, caboclinho, quadrilha e grupos de brega. Vários grupos de outros bairros foram prestigiar a comemoração com pequenas apresentações. Foram mais de 72 horas de festa. 
 
Confira a programação 

19h Grupo de Capoeira do Forum de Capoeira 
20h - Coco de Igarassu (Coco da Jurema da Casa do Estrela Brilhante) 
21h - Maracatu Estrela Brilhante do Recife 
23h - Afoxé Oyá Tokolê 

Serviço 
Terça Negra celebra os 112 anos do Maracatu Estrela Brilhante 
Data: 17 de julho de 2018 
Horário: 19h30
Local: Pátio de São Pedro 
Informações: 81 986793576 (Demir)


Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.