Feriadão Confira o Abre e Fecha desta segunda-feira no Recife Capital pernambucana comemora o Dia de Nossa Senhora do Carmo, padroeira da cidade

Publicado em: 15/07/2018 16:53 Atualizado em: 15/07/2018 17:19

 (Blenda Souto Maior/DP/DA Press)

Nesta segunda-feira (16), o Recife comemora o dia da padroeira da Cidade, Nossa Senhora do Carmo. Enquanto acontece a festa santa na Basílica do Carmo, bairro de Santo Antônio, região central do Recife, órgãos públicos e escolas não funcionarão e comércio abre de forma facultativa e em horário diferenciado. 

Os equipamentos públicos mantidos pela Prefeitura do Recife, como museus e galerias estarão fechados. Mas o lazer está garantido a céu aberto nos parques da cidade, como o Dona Lindu, na Zona Sul. Outra opção de lazer para quem quiser aproveitar o fim de semana para passear, é o Econúcleo do Parque da Jaqueira, na Zona Norte, que está de portas abertas e com uma programação especial para a garotada, com diversas atividades da Ecoférias.

Confira o que abre e fecha nesta segunda-feira (16).

COMÉRCIO DO CENTRO E DE BAIRROS
Funcionamento facultativo, das 9h às 17h. Tradicionalmente, apenas as grandes redes, localizadas na Avenida Conde da Boa Vista e Rua Nova, funcionam em ocasião de feriado.

SHOPPING RECIFE
Lojas, alimentação e lazer funciona em horário reduzido, das 12h às 21h. Cinema, conforme programação

SHOPPING TACARUNA
Funciona com horário reduzido das 12h às 21h (lojas, alimentação e lazer). Hiper Bompreço Tacaruna, Americanas e Le Biscuit, das 9h às 21h; Diagmax, das 6:30h às 21h. Cinema, conforme programação

SHOPPING RIOMAR
Lojas funcionam das 12h às 21h; Alimentação e lazer, das 11h às 22h; Cinemas, conforme programação

PLAZA SHOPPING
Lojas e alimentação e lazer Funcionam com horário reduzido, das 12h às 20h; Cinemas, conforme programação

SHOPPING BOA VISTA
Funciona com horário reduzido, das 11h às 19h (Lojas, alimentação e lazer); Cinema, conforme programação;

PAÇO ALFÂNDEGA
Lojas, alimentação e lazer funcionam das 11h às 20h

SAÚDE 
As quatro Upinhas 24h – Governador Eduardo Campos (Bomba do Hemetério), Dr. Moacyr André Gomes (Morro da Conceição), Prof. Dr. Hélio Mendonça (Córrego do Jenipapo) e Profª Dra. Fernanda Wanderley (Linha do Tiro) – estarão abertas 24 horas para as pequenas urgências das áreas cadastradas. Já as demais Unidades de Saúde da Família (USF), incluindo as Upinhas Dia, e Unidades Básicas Tradicionais estarão fechadas, reabrindo normalmente na terça-feira (17).

O atendimento no Hospital da Mulher do Recife (HMR), localizado no bairro do Curado, será normal durante o feriado para a realização de partos regulados, ou seja, por encaminhamento pelo Sistema de Regulação do Recife (Sisreg). O Centro de Atenção à Mulher Vítima de Violência Sony Santos do HMR funcionará normalmente durante todo o feriado, 24h, com atendimento multidisciplinar.

As maternidades municipais Professor Barros Lima (Casa Amarela), Professor Bandeira Filho (Afogados) e Professor Arnaldo Marques (Ibura) funcionam normalmente, 24h, para a realização de partos, além de disponibilizar atendimento 24h multidisciplinar às mulheres vítimas de violência. Os serviços de urgência e emergência nas Policlínicas Amaury Coutinho (Campina do Barreto), Agamenon Magalhães (Afogados), Policlínica Professor Barros Lima (Casa Amarela), Policlínica Professor Arnaldo Marques (Ibura) e no Hospital Pediátrico Helena Moura (Tamarineira) também estarão funcionando.

A vacinação antirrábica, realizada na Policlínica Professor Barros Lima, funcionará 24h, durante o feriadão, com demanda espontânea. A Policlínica Lessa de Andrade (Madalena)  funcionará na segunda-feira (16) das 8h às 12h.

O Centro de Vigilância Ambiental e Controle de Zoonoses do Recife terá plantão para o atendimento a chamados de animais soltos na rua, que causem risco à saúde pública, podendo ser acionado das 8h às 17h por meio dos números 3355-7704 e 3355-7705.

O Centro de Informações Estratégicas e Respostas de Vigilância em Saúde (Cievs) estará à disposição, 24h, para identificar portadores de doenças que ofereçam risco de ocasionar surtos como influenza, disfunções diarreicas e meningite, principalmente. O serviço de captação e resposta aos surtos epidemias poderá ser acionado por meio dos números 99488-6375 e 0800.201.2120. As notificações são realizadas pelas unidades de saúde. 

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência - SAMU 192 funcionará normalmente. 

MERCADOS E FEIRAS
Os mercados públicos e Feiras Novas funcionam com horário especial na segunda (16), das 6h às 13h. 

MEIO AMBIENTE
Nesta segunda-feira (16), feriado municipal, o Econúcleo do Parque da Jaqueira, na Zona Norte, está de portas abertas e com uma programação especial para a garotada. A Ecoférias, promovida pela Prefeitura do Recife, oferece atividades gratuitas o dia todo, das 09h às 17h. São trilhas ambientais; saraus; oficinas, histórias cantaroladas e muito mais. As inscrições são feitas no local meia hora antes das atividades do turno da manhã e da tarde. Os responsáveis precisam acompanhar as crianças durante as práticas.
O Jardim do Baobá, no bairro das Graças, além de ser um cartão postal do Recife, é outra opção de lazer e contemplação da natureza para todos. Quanto ao Jardim Botânico, no Curado, ele fica fechado para o público, pois esse é o dia da semana dedicado à manutenção do espaço.

HOSPITAL VETERINÁRIO
O Hospital Veterinário do Recife estará fechado na próxima segunda-feira (16). Os atendimentos e marcações de consultas voltam a funcionar na terça-feira (17).


Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.