Religião Novo bispo auxiliar será apresentado neste sábado em Olinda Cerimônia na Catedral da Sé está marcada para as 16h e contará com a presença do arcebispo de Olinda e Recife

Publicado em: 30/06/2018 08:00 Atualizado em: 29/06/2018 08:44

Dom Saburido, arcebispo de Olinda e Recife, apresentará para a comunidade Católica o novo bispo auxiliar, dom Limacêdo. Foto: Arquidiocese de Olinda e Recife/Divulgação
Dom Saburido, arcebispo de Olinda e Recife, apresentará para a comunidade Católica o novo bispo auxiliar, dom Limacêdo. Foto: Arquidiocese de Olinda e Recife/Divulgação
Em uma cerimônia na Catedral da Sé, em Olinda, a Arquidiocese de Olinda e Recife apresenta neste sábado (30) o seu novo bispo auxiliar, dom Limacêdo Antônio da Silva. A celebração acontece às 16h. Nomeado pelo papa Francisco no dia 4 de abril deste ano, o bispo titular de Salde e auxiliar da Arquidiocese de Olinda e Recife, dom Limacêdo Antônio foi ordenado bispo no último dia 10 de junho, na diocese de Nazaré, sua cidade natal.

A cerimônia da acolhida será presidida pelo arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido. Membros do clero, leigos, seminaristas, religiosos, comunidades, pastorais, além de familiares e amigos de dom Limacêdo e fiéis da diocese de Nazaré são aguardados na celebração eucarística.

Para o arcebispo metropolitano, dom Fernando Saburido, a chegada do novo bispo auxiliar  e vigário geral da Arquidiocese de Olinda e Recife representa uma boa notícia pascal, visto que  esta Igreja Particular possui inúmeros desafios e conta com 4 milhões de habitantes no território arquidiocesano, 129 paróquias e mais de 300 sacerdotes.

“Certamente dom Limacêdo chega para somar à nossa arquidiocese e fazer unidade com a Igreja. Sua experiência pastoral vai contribuir para incremento da evangelização e para o anúncio do Reino de Deus”, conclui o metropolita. Adotando como lema episcopal “Verbum caro factum est” (“E o verbo se fez carne” – Jo 1,14) dom Limacêdo destaca que estará à disponibilidade do arcebispo e da arquidiocese 24 horas por dia.

Histórico – Monsenhor Limacêdo nasceu no dia 20 de setembro de 1960, em Nazaré da Mata, zona da mata pernambucana, filho de Maria José da Silva e de José Antônio da Silva. Estudou Filosofia no Instituto Filosófico Estrela Missionária, em Nova Iguaçu, no Rio de Janeiro, e Teologia na Escola Teológica São Bento de Olinda, em Olinda. Foi ordenado presbítero no dia 12 de dezembro de 1986, em Limoeiro (PE) e exerceu seu ministério sacerdotal na diocese de Nazaré da Mata.

O novo bispo auxiliar da arquidiocese de Olinda e Recife possui mestrado em Dogmática na Universidade Pontifícia Gregoriana em Roma, na Itália (2001-2003), e doutorado em Dogmática pela Universidade Pontifícia Gregoriana em Roma (2004-2007). Sua tese de dissertação foi: “Inculturação e Missão da Igreja no Brasil: Teologia e práxis a partir das Diretrizes Gerais da CNBB”.

Enquanto sacerdote, o padre Limacêdo Antônio exerceu seu ministério presbiteral na paróquia de Nossa Senhora da Apresentação em Limoeiro (PE). Como vigário paroquial, foi assessor da Juventude do Meio Popular, assessor da Infância Missionária e das Comunidades Eclesiais de Base (CEB’S). O novo bispo foi pároco da paróquia de São Sebastião, em Machados (PE), coordenador diocesano de Pastoral, assessor do COMIRE NE-II e membro do Conselho Pastoral.

Em 2008, o então sacerdote auxiliou a paróquia do Divino Espírito Santo, na cidade de Paudalho e foi nomeado Assessor Pastoral dos Catadores de material reciclável. Dom Limacêdo foi professor de Eclesiologia no Seminário de Olinda e no ITEC, onde lecionou também sobre Missiologia, Penitência e Unção dos Enfermos. Recentemente, foi pároco da paróquia de Nossa Senhora do Rosário, em Goiana, e pároco da paróquia de Nossa Senhora das Dores, em Aliança.
 
Serviço:
Apresentação de dom Limacêdo Antônio da Silva, novo bispo auxiliar  e vigário geral da Arquidiocese de Olinda e Recife
Data: 30/06, às 16h
Local: Catedral Metropolitana, Olinda



Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.