REPRESENTAÇÃO Congresso da Unegro-PE reúne delegações para discutir resistência Inscrições podem ser feitas até a noite desta sexta-feira, mas exigem filiação.

Por: Osnaldo Moraes

Publicado em: 28/06/2018 21:47 Atualizado em: 28/06/2018 22:01

O IV Congresso Estadual da Unegro-PE vai ser realizado no Centro de Tecnologia e Geociências da UFPE. Imagem: Google StreetView (Dez/2015) (O IV Congresso Estadual da Unegro-PE vai ser realizado no Centro de Tecnologia e Geociências da UFPE. Imagem: Google StreetView (Dez/2015))
O IV Congresso Estadual da Unegro-PE vai ser realizado no Centro de Tecnologia e Geociências da UFPE. Imagem: Google StreetView (Dez/2015)
Mais de cem pessoas de cerca de 30 municípios de todas as regiões do estado participam do IV Congresso Estadual da União de Negras e Negros pela Igualdade em Pernambuco (Unegro-PE), realizado nesta sexta-feira e no sábado, na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Fundada em Salvador-BA há 30 anos, a entidade vai trabalhar o tema "Resistência e Luta em Defesa da Vida, Contra a Retirada de Direitos e Pelos Espaços de Poder", a abertura com acesso franqueado ao público. Inscrições podem ser feitas até a noite desta sexta-feira, mas exigem filiação à entidade (clique aqui).

Coordenador de comunicação da Unegro-PE, Marcelo Serra Diniz diz que é o maior contingente de pessoas e delegações em Pernambuco desde 2004, quando foi instalada a representação no estado. “O último teve 80”, lembra, indicando um crescimento de 25% na participação. Ao final do congresso as delegações vão eleger a bancada de cinco representantes para a plenária nacional e a nova diretoria que terá a responsabilidade de encaminhar as decisões dos congressos estadual e nacional.

Ainda segundo Marcelo Serra Diniz, o foco é a necessidade de superação da herança escravocrata que submete a população negra (pretos e pardos) a um status desumanizado em que se encontra vitimada em diversos aspectos econômicos, políticos e sociais. Para isso, a cada dois anos a Unegro-PE realiza seu congresso estadual para debater o cenário político, estabelecer reivindicações prioritárias, organizar a atuação em espaços de movimentos sociais e de construção de políticas públicas.

O IV Congresso Estadual da Unegro-PE começa às 18 horas desta sexta-feira e terminará às 17h30 do sábado, no Centro de Tecnologia e Geociências da UFPE, na Cidade Universitária, Região Oeste do Recife, contando com palestrantes como a professora da Faculdade de Filosofia de Caruaru, mestra em educação contemporânea e doutoranda em educação Michele Guerreiro, a presidenta nacional da Unegro e chefe de gabinete da Secretaria do Trabalho e Emprego da Bahia, Ângela Guimarães, e a deputada federal e única mulher negra a presidir um partido político no Brasil, Luciana Santos (PCdoB).

Serviço:


Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.