ESTRADAS Regresso dos festejos tem trânsito intenso e lento na BR 232 Lombadas estão desligadas, mas equipes de policiamento estão atentas a abusos e irregularidades e recomendação da PRF é de muita atenção e distância segura entre veículos.

Por: Osnaldo Moraes

Publicado em: 24/06/2018 14:33 Atualizado em:

Situação do tráfego na BR 232 em Gravatá é de trânsito intenso.  Foto: Abraão Reis-PRF/Divulgação (Situação do tráfego na BR 232 em Gravatá é de trânsito intenso.  Foto: Abraão Reis-PRF/Divulgação)
Situação do tráfego na BR 232 em Gravatá é de trânsito intenso. Foto: Abraão Reis-PRF/Divulgação

Lombadas estão desligadas, mas equipes de policiamento estão atentas a abusos e irregularidades e recomendação da PRF é de muita atenção e distância segura entre veículos.

O movimento de retorno de quem reside na Região Metropolitana do Recife (RMR) e viajou  para o Interior para o festejo junino começou na metade da manhã e deve se intensificar e chegar ao ápice no final da tarde segundo informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF). A PRF recomenda que motoristas mantenham bastante atenção, com distância segura dos demais veículos, e respeito aos limites de velocidade de cada trecho. Neste momento, o trânsito na BR 232 está intenso em Gravatá, a 84 quilômetros do Recife, no Agreste, e lento na chegada no Curado, Região Sudoeste do Recife.

O  chefe de comunicação da PRF em Pernambuco, Cristiano Mendonça, diz que o trânsito já estava intenso desde às 9 horas em Gravatá, mas então sem retenções. A recomendação é que viajantes procurem retornar pela manhã, quando a visibilidade é melhor, mas a história mostra que muitas pessoas decidem pelo retorno à tarde. O fluxo de veículos se intensifica à medida que se aproxima da RMR, pela BR 232, especialmente nas imediações do Curado, Região Sudoeste da Capital.  

Para quem ainda está iniciando o retorno ou está chegando na RMR, a PRF informa que há dois desvios que podem agilizar o trânsito para alguns destinos. Um deles fica no quilômetro 27 da BR 232, após o antigo posto da PRF de Moreno. Motoristas que seguem do Interior para Jaboatão Velho, antiga sede do município de Jaboatão dos Guararapes, podem entrar após a lombada eletrônica e seguir pelo município de Moreno. Outro desvio fica no quilômetro 16 da mesma BR 232, em Santo Aleixo, Jaboatão dos Guararapes, que também  dá acesso à antiga sede do município. São percursos recomendados para quem conhece a região, diz Cristiano Mendonça.

As lombadas eletrônicas estão desligadas e somente serão religadas às 5 horas desta  segunda-feira, mas a PRF mantém equipes de plantão para evitar abusos e irregularidades. Também na manhã desta segunda-feira, às 11h, a PRF vai divulgar o balanço das ocorrências nas rodovias federais em Pernambuco desde a quinta-feira até este domingo.


Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.