Religião Recife celebra São João com festa dos 100 anos de evangelização da comunidade do Sancho Haverá missa especial para celebrar o santo neste domingo. Arcebispo de Olinda e Recife presidirá a missa

Publicado em: 22/06/2018 14:19 Atualizado em: 22/06/2018 14:25

Igreja de São João, no Sancho, haverá celebração especial neste domingo. Foto: Arquivo/DP
Igreja de São João, no Sancho, haverá celebração especial neste domingo. Foto: Arquivo/DP

A Arquidiocese de Olinda e Recife reverencia São João Batista neste domingo (24). A data faz parte do calendário junino de festas, vivenciado em todo o Brasil. São João é o único santo comemorado no dia de seu nascimento, pois foi purificado ainda no ventre de sua mãe Isabel, por ocasião da visita da Santíssima Virgem, grávida de Jesus. Os demais santos são celebrados no dia de sua morte, que significa o início da verdadeira vida em Deus. Por estarem muito intimamente relacionadas, a Igreja celebra três natividades: a de Maria, de João Batista e de Jesus. 

Na circunscrição da Arquidiocese, existem três paróquias dedicadas a São João Batista: uma no Recife, uma em Vitória de Santo Antão e outra em Pombos.

No Recife, a Paróquia de São João Batista, localizada no bairro do Sancho, celebra o dia 24 de junho com uma alegria a mais: a lembrança do centenário do assentamento da pedra fundamental da capela que deu origem à Paróquia. A comunidade São João Batista nasceu como parte da Paróquia de Tejipió em 1918 e, diante do seu crescimento e necessidades pastorais, foi desmembrada e instituída matriz do Sancho em 1955.

O tema da festa de São João, neste ano centenário, é “100 anos de Evangelização da Comunidade São João Batista”. O pároco, padre Irismar Farias, Missionário da Sagrada Família, convidou padres do Vicariato Jardim São Paulo, da Arquidiocese, para celebrarem as missas do novenário (15 a 23 de junho), sempre às 19h30, com participação dos fiéis da igreja Matriz e das comunidades Jardim Planalto e Coqueiral.

No dia 24, dedicado ao santo, haverá missa solene às 10h celebrada pelo arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido. Alunos do coral do Movimento Pró-Criança farão apresentação especial durante a celebração. Às 16h haverá procissão saindo da igreja Matriz e seguindo pelas ruas do Sancho. E às 17h30 será celebrada a missa de encerramento da festa, presidida pelo pároco, padre Irismar, e concelebrada pelo vigário paroquial, padre José Elcio.


Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.