São João e Copa Festejos juninos alteram itinerário de ônibus no Recife Segundo o Grande Recife, as mudanças a partir começam desta terça

Publicado em: 19/06/2018 07:36 Atualizado em: 19/06/2018 18:01

A companhia orienta cuidado com postes de iluminação pública na hora de instalar bandeirinhas de São João e enfeites para a copa. Foto: Antonio Tenorio/PCR/Arquivo/DP
A companhia orienta cuidado com postes de iluminação pública na hora de instalar bandeirinhas de São João e enfeites para a copa. Foto: Antonio Tenorio/PCR/Arquivo/DP
Com o clima de Copa do Mundo e as festividades juninas, alguns moradores aproveitam para enfeitar as ruas com bandeirinhas. Com o intuito de fiscalizar as ações, a Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) fará serviço para evitar acidentes envolvendo a rede elétrica. Segundo o Grande Recife, o serviço da Celpe causará interdições em algumas áreas e o itinerário de algumas linhs serão alteradas.

O Consórcio de Transportes divulgou que, temporariamente, o itinerário da linha 721 – Água Fria passará por mudanças na terça e quarta-feira (19 e 20) por conta de um serviço da Celpe na Rua São Sebastião. O bloqueio será entre as Ruas Júlio José de Souza e Belo Jardim, confira as mudanças:

Desvio no sentido subúrbio/cidade:
Rua Córrego do Carvoeiro (Terminal), Rua Major Davino, Av. Beberibe, Largo da Encruzilhada. 

Mudança no sentido cidade/subúrbio:
Rua da Regeneração, giro à direita na Av. Beberibe, Retorno antes da Praça, Av. Beberibe, Rua Major Davino, Rua Córrego do Carvoeiro (Terminal).

Para outras dúvidas, sugestões ou reclamações, o usuário pode entrar em contato com a Central de Atendimento ao Cliente (0800.081.0158) ou WhatsApp para reclamações (9.9488.3999).

A Rua Craveiros, no bairro de Campina do Barreto, também será interditada para a realização de festejos Juninos. A via será fechada a partir desta quarta-feira (20) até o dia 1º de julho, período em que o Grande Recife Consórcio de Transportes muda o itinerário de três linhas de ônibus que passam pela área. Confira, abaixo, quais são estas linhas e seus percursos temporários:

722 – Campina do Barreto
723 – Cajueiro – Via Derby

Sentido subúrbio/cidade
Rua Ten. Wanderley (terminal), Rua Couto Soares, Rua Cel. Urbano de Sena, Rua dos Peixinhos, Rua Iguatu.

Sentido cidade/subúrbio
...Rua das Moças, Rua Constância, Rua Iguatu, Rua dos Peixinhos, Rua Cel. Urbano de Sena, Rua Couto Soares, Rua Maria Cristina Tasso de Souza, Rua Ten. Wanderlei (terminal).

800 – Dois Unidos/Afogados
Sentido Dois Unidos/Afogados
Av. Sebastião Salazar, Rua Maria Cristina Tasso de Souza, Rua Ten. Wanderley, Rua Couto Soares, Rua Cel. Urbano de Sena, Rua dos Peixinhos, Rua das Moças, Rua da Regeneração, Av. Beberibe.

Sentido Afogados/Dois Unidos
Av. Beberibe, Rua Alegre, Rua da Regeneração, Rua das Moças, Rua dos Peixinhos, Rua Cel. Urbano de Sena, Rua Couto Soares, Rua Maria Cristina Tasso de Souza, Av. Sebastião Salazar.

Em caso de dúvidas, sugestões ou reclamações os usuários podem entrar em contato com o Grande Recife Consórcio, por meio da Central de Atendimento ao Cliente (0800 081 0158) ou Whatsapp (99488.3999), somente para reclamações.

Celpe
A Celpe alerta ainda para os riscos envolvendo energia elétrica desde a instalação da decoração nas casas e nas ruas até a realização de festas e comemorações. Manter distância da fiação elétrica e não soltar fogos de artifício na direção de postes e condutores de energia são cuidados indispensáveis. Da mesma forma, as fogueiras somente devem ser montadas e acesas longe da rede de distribuição de energia.

A decoração de ruas e praças também exige atenção. A Celpe adverte para que nunca se utilize postes ou fios elétricos na instalação das tradicionais bandeirinhas ou qualquer outro enfeite. Mesmo pendurados distante dos fios elétricos, a recomendação da Celpe é que os adereços sejam confeccionados com materiais isolantes para evitar que conduzam energia, em eventual contato com a rede.

A Celpe ressalta que ligações provisórias de energia para arraiais, barracas de comidas típicas e de fogos de artifícios apenas podem ser executadas por profissionais da concessionária. Ligações clandestinas, além de colocar em risco a vida de pessoas e prejudicar o fornecimento, é crime previsto no Código Penal Brasileiro.

A montagem e instalação de barraquinhas, camarotes, arquibancadas e palcos deve respeitar a distância de segurança da rede elétrica. Para esses tipos de estruturas metálicas são exigidos aterramentos elétricos. A recomendação é que esses serviços somente sejam executados por empresas habilitadas. 


Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.