Sincretismo Sítio Histórico de Olinda recebe tradicional 'Acorda Povo' neste sábado O cortejo sairá pelas ladeiras celebrando os santos católicos e as divindades da religião de matriz africana. A festividade terá início às 23h no Alto da Sé

Por: Samuel Calado - Redes Sociais

Publicado em: 18/06/2018 22:09 Atualizado em: 21/06/2018 10:06

Ana Lucia Nunes, fundadora do Acorda Povo do Amaro Branco. Foto: Jaqueline Maia/DP
Ana Lucia Nunes, fundadora do Acorda Povo do Amaro Branco. Foto: Jaqueline Maia/DP
O Sítio Histórico de Olinda receberá na noite deste sábado (23) mais uma edição do tradicional cortejo Acorda Povo em homenagem as santidades da igreja católica e das religiões de matriz africana e indígena. O evento terá início às 22h e contará com uma procissão em louvação a São João e Xangô que sairá do Palácio de Iemanjá, localizado no Alto da Sé e seguirá pelas ladeiras até a Casa das Matas do Reis Malunguinho, no bairro do Amparo. Ao final do percurso a festividade será abrilhantada com grupos de coco e forró pé de serra. 

A celebração é organizada pela Mestra Ana Lúcia, do Amaro Branco, que desenvolve um importante trabalho social na comunidade com jovens e adultos em vulnerabilidade social. A artista tem seus trabalhos voltados à divulgação e perpetuação da tradição cultural pernambucana. “Tenho imenso orgulho em fazer parte da história do Acorda Povo. O nosso povo é rico em tradição e merece essa belíssima festividade. É uma festa dedicada à religiosidade e ao amor”, relata. 

Segundo o sacerdote da Casa das Matas do Reis Malunguinho, o juremeiro Alexandre L'Omi L'Odò, este evento preserva a herança deixada pelos antepassados negros e indígenas. “Nossa missão é fazer com que o Acorda Povo continue vivo e as tradições estejam sempre acesas em nossa cultura”, relatou. 


SERVIÇO 
Acorda Povo 
Data: 23/06 (sábado)
Horário: 23h 
Concentração: Palácio de Iemanjá, Alto da Sé 
Informações: 81 995257119 (Alexandre)




Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.