PASSARINHO Famílias ganham 31 novas moradias no Recife Beneficiados receberam nesta manhã imóveis no Conjunto Residencial Miguel Arraes, no Passarinho

Publicado em: 18/06/2018 13:14 Atualizado em: 18/06/2018 13:34

PCR/Divulgação
PCR/Divulgação
Trinta e uma famílias, que viviam às margens dos rios Beberibe e Morno, receberam na manhã desta segunda-feira (18) uma casa nova. As novas moradias, estilo duplex, possuem dois quartos, sala, cozinha e banheiro e seis unidades construídas especialmente para idosos. As casas fazem parte da 8ª etapa do Conjunto Residencial Miguel Arraes, localizado na Rua Pereira Barreto, no bairro do Passarinho, Zona Norte do Recife. Os imóveis também integram a primeira etapa do PAC Beberibe, obra de saneamento integrado executado pela Secretaria de Saneamento do Recife. Com mais esta fase já foram entregues 254, das 304 unidades previstas para todo o Habitacional Miguel Arraes. 

“Chegamos a mais de 10 mil pessoas no Recife que receberam casa nova. A cidade ainda tem um déficit habitacional muito grande, mas a gente tem trabalhado muito. Hoje 31 famílias receberam a casa muito bem finalizada, o acabamento bem feito,  especialmente, para idosos, que recebem uma casa completamente acessível”, declarou o prefeito Geraldo Julio sobre a entrega das casas, que seguem o padrão de qualidade estabelecido pela Prefeitura do Recife, com reboco, forro de gesso, pintura e cerâmica nas áreas molhadas. 

Antes de serem beneficiadas com as residências, as famílias moravam nos bairros de Beberibe, Linha do Tiro e Dois Unidos, às margens do rio, em situação precária. Íris Nunes da Costa foi uma das beneficiadas com a casa e falou da emoção em ter um novo lugar para morar. “Antes eu morava numa ocupação. Chovia, entrava água, era muita sujeira. E agora, depois de quinze anos de espera, estou muito feliz. Tenho 47 anos e nunca pensei em ter a minha casa própria”, falou emocionada a comerciante.

Cada residência tem entre 47m² e 53m², e algumas casas especialmente para idosos, com portas mais largas e  quartos no térreo. Com o objetivo de garantir boa convivência entre os moradores, a Gerência de Desenvolvimento Social da Secretaria de Saneamento também realizou um trabalho social, debatendo temas como moradia verticalizada, uso correto do sistema de esgotamento sanitário e sustentabilidade do empreendimento. “As casas têm luz, chuveiro, é totalmente completa no padrão de qualidade digna para essas pessoas", afirmou André Correia, secretário de Saneamento do Recife. 

O PAC Beberibe envolve entre outras melhorias a construção de uma via de 5 km de extensão margeando o rio Beberibe, e faz a realocação dessas pessoas que antes moravam em péssimas condições e que agora terão uma melhor qualidade de vida, com moradia e sistema de saneamento integrado.

Desde 2013, a Prefeitura do Recife já entregou 17 Conjuntos Habitacionais, totalizando 1749 novas moradias de As obras desses conjuntos habitacionais entregues pela Prefeitura do Recife foram executados pelas Secretaria de Saneamento e Secretaria de Infraestrutura e Habitação e URB .Outros nove conjuntos estão em fase de execução e somam 1.475 novas unidades habitacionais.


Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.