celebração Festa de Santo Antônio será comemorada nesta quarta-feira em Pernambuco Da capital ao interior pernambucano, fiéis comemoram o dia do santo luso em diversas igrejas

Por: Diario de Pernambuco

Publicado em: 12/06/2018 10:02 Atualizado em: 12/06/2018 10:47

Foto: Divulgação/Pascom Arquidiocese
Foto: Divulgação/Pascom Arquidiocese

Em comemoração a Santo Antônio, padroeiro de Recife, do Cabo e do Estado de Pernambuco, a Arquidiocese de Olinda e Recife está programando para a quarta-feira (13), às 19h, na Catedral da Sé, em Olinda, uma celebração eucarística presidida pelo arcebispo metropolitano dom Fernando Saburido. As festividades também incluem a ordenação diaconal de sete seminaristas do Seminário Arquidiocesano Nossa Senhora da Graça.

A crença no santo intercessor por causas do coração é uma herança portuguesa. Natural de Lisboa, Santo Antônio nasceu no século XII, em 1195, e foi batizado sob o nome de Fernando. Sua vida breve, encerrada aos 36 anos, foi de milagres e conversão de pagãos. Da capital ao interior pernambucano, fiéis comemoram o dia do santo luso em diversas igrejas. 

No Convento de Santo Antônio, localizado na Rua do Imperador, no bairro de Santo Antônio, no Recife, a programação para o dia de Santo Antônio começa cedo. Haverá missa às 6h, 8h, 10h e 12h. No local, a programação é seguida pela bênção das crianças e dos lírios, às 15h. A procissão e mais uma missa, celebrada pelo frei Romualdo, Guardião do Convento, está prevista para às 16h. 

A Paróquia do Santíssimo Sacramento, conhecida popularmente como Matriz de Santo Antônio, localizada no bairro que leva o mesmo nome do Santo, no centro do Recife, organiza uma procissão às 11h. A caminhada parte da igreja do Espírito Santo, situada na Praça Dezessete,  em direção à igreja do Rosário dos Pretos, que fica na rua Larga do Rosário, onde será celebrada a missa.

No bairro de Água Fria, no Arruda, a Paróquia de Santo Antônio celebra às 5h30 a alvorada festiva e às 6h a missa dos enfermos. O Pároco Eronides Antônio da Silva é o responsável pela celebração. As missas ocorrem no local às 10h e às 17h, com procissão às 19h, seguida pelo show Minha Essência, do cantor Thiago Brado. 

Em Areias, zona Oeste do Recife, a programação voltada para o santo casamenteiro inicia às 9h, com o Ofício de Nossa Senhora. Às 10h ocorrerá uma missa solene, celebrada pelo padre Nilton Francisco dos Santos, da Arquidiocese de Salvador, na Bahia. O Terço do Glorioso Santo Antônio será rezado às 18h e Às 18h30 uma procissão solene do padroeiro será feita. O encerramento das celebrações na unidade está previsto para às 19h30, com missa campal, presidida pelo pároco Hewerton de Castro Alves e concelebrada pelos padres Rivadávio e Joacir. 

Nos Torrões, também na zona oeste do Recife, a programação se divide em duas atividades. A primeira Às 7h, com a alvorada festiva e missa solene, celebrada pelo padre João Roberto. A segunda atividade está prevista para Às 12h, com missa de encerramento celebrada pelo padre Gustavo Vila Verde. 
Em Igarassu, na Região Metropolitana do Recife (RMR), às 10, a missa será celebrada pelo padre Sérgio Muniz. Às 12, haverá uma segunda missa, pelo padre Josivan Sales, reitor do Seminário Propedêutico. 

A Paróquia de Santo Antônio, localizada no Cabo de Santo Agostinho, na Região Metropolitana do Recife, celebra a 396ª festa ao santo.  Às 5h, está prevista a alvorada festiva. A solene concelebração eucarística será presidida pelo arcebispo da arquidiocese de Olinda e Recife, dom fernando Saburido. 

Em Nosssa Senhora do Ó, a alvorada festiva está prevista para Às 5h, seguida por missa solene às 10h e procissão com missa, às 16h. 


Interior 

Em Tiúma, em São Lourenço da Mata, haverá um repique dos sinos e girândola às 6h. Uma missa solene está prevista para às 10h, celebrada pelo padre Paulo Sérgio Monteiro, vigário episcopal do vicariato Várzea. A adoração ao santíssimo está prevista para às 15h. Às ocorre a missa de encerramento das festividades ao santo, celebrada pelo bispo auxiliar da Arquidiocese de Olinda e Recife, dom Limacêdo Antônio e pelo pároco Adriano Araújo.

A Paróquia de Nossa Senhora da Apresentação da Escada, no interior pernambucano, a alvorada também está agendada para às 5h. A missa solene e concelebração eucarística na matriz acontece às 19h.


Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.