Música Projeto leva música erudita ao Museu de Arte Sacra neste domingo Dentro da programação do Relicários, a dupla Paula Bujes e Pedro Huff apresenta o concerto Afluência

Por: Diario de Pernambuco

Publicado em: 09/06/2018 16:20 Atualizado em: 09/06/2018 16:23

Foto: Secretaria de Cultura do Estado de Pernambuco/Divulgação
Foto: Secretaria de Cultura do Estado de Pernambuco/Divulgação

O projeto Relicários: Memórias do Som vai realizar neste domingo (10), às 16h, mais uma apresentação da série de concertos de música erudita no Museu de Arta Sacra de Pernambuco. Desta vez, será a vez de Paula Bujes e Pedro Huff se apresentarem com o concerto Afluências. Os ingressos serão disponibilizados gratuitamente uma hora antes de seu início e a iniciativa é incentivada pelo FUNCULTURA, FUNDARPE e Secretaria de Cultura do Estado de Pernambuco e conta com o apoio do Departamento de Música da UFPE.

O Relicários teve sua estreia no último domingo (3), com o objetivo de explorar diversos gêneros da música erudita, com diferentes formações instrumentais, abrangendo as diversas famílias de instrumentos: cordas friccionadas, cordas percutidas, cordas pinçadas, sopros (madeiras e metais), voz, teclas e percussão. Todos os grupos e músicos foram selecionados por sua reconhecida atuação no meio cultural brasileiro, em trabalhos de performance, pesquisa interpretativa e/ou musicológica, sendo a maioria dos artistas professores, alunos e ex-alunos do Departamento de Música da UFPE.

“Se por um lado nosso projeto apresenta a tradição da música clássica revelando a genialidade de compositores como Bach, Vivaldi e Verdi ou os brasileiros Carlos Gomes, José Maurício Nunes Garcia e Guerra-Peixe, ao mesmo tempo propõe a ideia de renovação com a inclusão de autores da cena atual, valorizando a música brasileira e pernambucana e dando vida a novas composições, possibilitando ainda a liberdade de diferentes experiências interpretativas”, explica a cravista Maria Aída Barroso, idealizadora e coordenadora do projeto, em comunicado à imprensa.

Consort de Flautas, Grupo Instrumental Brasil, Grupo de percussão LaptoP, Grupo vocal Opus 4, Grupo Canção Brasil, Quarteto Variante e Quarteto Encore são alguns dos artistas que vão participar da programação. O projeto conta ainda com a participação de A Trupe Barroca, conjunto instrumental convidado de Vitória (ES).


Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.