IFPE IFPE prorroga prazo para candidatos solicitarem isenção da taxa de inscrição A nova alteração no cronograma foi motivada pela indisponibilidade do site da Comissão de Vestibulares e Concursos e do sistema de inscrição em decorrência de uma falha na subestação elétrica que danificou o datacenter do Instituto

Publicado em: 07/06/2018 13:55 Atualizado em: 07/06/2018 13:59

Foto: Divulgação/IFPE-Barreiros
Foto: Divulgação/IFPE-Barreiros
Ainda dá tempo de solicitar a isenção da taxa de inscrição do Vestibular 2018.2 do Instituito Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE) e entregar a documentação comprobatória. Isso porque o prazo para solicitação, que acontece através do site cvest.ifpe.edu.br, foi prorrogado até esta sexta-feira (8) e a entrega dos documentos exigidos  Manual do Candidato poderá ser realizada nos mesmos dias, mais a segunda-feira (11), no Campus onde o candidato concorre à vaga.

A nova alteração no cronograma foi motivada pela indisponibilidade do site da Comissão de Vestibulares e Concursos e do sistema de inscrição em decorrência de uma falha na subestação elétrica que danificou o datacenter do Instituto.

Podem requerer isenção os candidatos com renda igual ou inferior a 1,5 salário mínimo que sejam oriundos de escolas públicas ou bolsistas de escolas privadas, assim como egressos dos programas Mulheres Mil e PROIFPE. As pessoas que vão concorrer a uma vaga nos cursos técnicos da modalidade Proeja (Programa de Educação de Jovens e Adultos) têm isenção automática.
O prazo final de inscrição continua sendo 14 de junho, conforme estava previsto no cronograma anterior. Os candidatos devem acessar o site da Comissão de Vestibulares e Concursos (cvest.ifpe.edu.br), preencher a ficha de inscrição online e emitir o boleto (GRU) para pagamento da taxa de inscrição, no valor de R$ 30 para cursos técnicos e R$ 55 para cursos superiores. O pagamento deverá ser feito nas agências do Banco do Brasil até 15 de junho.

A liberação do cartão de inscrição também foi adiada para o dia 21 de junho. Caso haja necessidade, os candidatos poderão fazer a retificação dos dados pessoais nos dias 21 e 22. Não houve alteração da data da prova, marcada para o dia 1º de julho. A divulgação do listão está programa para 11 do mesmo mês.  

Metade das vagas do Vestibular 2018.2 é oferecida pelo Sistema de Cotas e reservada para candidatos oriundos da rede pública de ensino. Essas vagas são subdivididas entre os que têm renda familiar per capita de até 1,5 salário mínimo e os que têm renda superior a essa faixa. Os candidatos também podem concorrer dentro das subcotas voltadas aos que se autodeclarem pretos, pardos ou indígenas e também as destinadas a pessoas com algum tipo de deficiência. Nos cursos de vocação agrícola, 25% das vagas de ampla concorrência são reservadas para moradores da zona rural ou filho de agricultores.



Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.