MOBILIDADE Audiência pública debate problemas do transporte na Região Metropolitana Representantes da sociedade cobram CPI para investigar gerencia e operação do Sistema de Transporte Público de Passageiros (STPP).

Por: Osnaldo Moraes

Publicado em: 05/06/2018 23:53 Atualizado em: 11/07/2018 09:48

Uma audiência pública vai tratar do transporte público na Região Metropolitana do Recife às 9h desta quarta-feira. Com evento público e convocação, até 20h54 desta terça-feira, a Audiência Pública sobre o Caos do Transporte no Grande Recife tinha 66 confirmações de comparecimento e 376 pessoas confirmando interesse apenas na Internet. Segundo ativistas, a idéia é aproveitar a presença de representantes do setor público, entidades da sociedade civil e empresários do setor, para avançar na melhoria da mobilidade urbana e buscar respostas para perguntas como “Como melhorar a qualidade do transporte coletivo?”, “Os terminais de integração estão funcionando?”, “Por que a tarifa do metrô aumentou?”.

Convocada pela Comissão de Cidadania, Direitos Humanos e Participação Popular da Alepe, a pedido da Frente de Luta pelo Transporte Público de Pernambuco (FLTP), do Meu Recife e do Sindicato dos Trabalhadores de Transportes Metroviários e Conexos de Pernambuco (Sindmetro-PE), a audiência pública vai tratar dos problemas enfrentados por quem utiliza o transporte público da RMR. Devem marcar presença participantes de movimentos sociais, entidades estudantis, autoridades, prefeituras de municípios da RMR e sindicalistas do setor.

Ativistas e representantes do segmento social e de quem utiliza o Sistema de Transporte Público de Passageiros (STPP) cobram da Alepe a abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Transporte Público, principal encaminhamento de uma audiência pública semelhante realizada em novembro do ano passado na própria Assembleia. Há um pedido de abertura de CPI com esse objetivo na Alepe, que conta com 15 assinaturas.

Além dos movimentos sociais e estudantis, foram convidados para o debate representantes da Superintendência de Transportes Urbanos do Recife da Companhia Brasileira de Trens Urbanos do Recife (STU-Recife), do Grande Recife Consórcio de Transporte Metropolitano (GRCTM), da Secretaria das Cidades, do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Pernambuco (Urbana-PE), das secretarias municipais e câmaras municipais do Recife, Olinda, Jaboatão dos Guararapes, Paulista, Camaragibe, Abreu e Lima, Cabo de Santo Agostinho, Igarassu, Moreno e São Lourenço da Mata.

Serviço

Audiência pública sobre a situação do Transporte Público na Região Metropolitana do Recife (RMR)

Onde: Auditório Sérgio Guerra, no Edifício Governador Miguel Arraes de Alencar
Rua da União, 397 - Boa Vista - Recife - PE
Data e horário: 6 de junho, a partir das 9h

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.