• Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Google Plus Enviar por whatsapp Enviar por e-mail Mais
Bairro do Recife Colégio Nossa Senhora das Dores de Bezerros visita o Diario de Pernambuco Alunos do 7º ano acompanharam o dia a dia da redação; intuito foi passar a importância da leitura impressa

Por: Débora Eloy

Publicado em: 26/04/2018 11:30 Atualizado em: 26/04/2018 11:37

Alunos foram recebidos pela estagiária da editoria de Veículos, Débora Eloy. Foto: Thalyta Tavares/Esp DP
Alunos foram recebidos pela estagiária da editoria de Veículos, Débora Eloy. Foto: Thalyta Tavares/Esp DP

Na manhã desta quinta-feira (26), os alunos do Colégio Nossa Senhora das Dores, do município de Bezerros, no agreste do estado, visitaram a redação do Diario de Pernambuco. De acordo com o professor de português da instituição, Maciel Antonio, a visita partiu da ideia de disseminar, dentro e fora da sala de aula, o estímulo a leitura. “Hoje, as crianças estão muito presas ao que veem na internet. Então a excursão até uma redação de jornal, teve como finalidade principal incentivar os pequenos a lerem mais as matérias impressas”, apontou o professor. 

A importância da diversidade textual também foi um incentivador da organização da escola para a realização da visita. “Foi uma forma de mostrar aos estudantes uma forma de unir o texto escrito e visual, já que no jornal existe muito a utilização de imagens como suporte para os textos”, explicou a professora de redação Maria Edilene. 

Cerca de 20 crianças entre 11 e 12 anos conheceram as mais de dez editorias do jornal e apontaram as suas preferidas. “Gostei mais da editoria de esportes, pelo fato de não só abordarem os campeonatos locais, mas terem um olhar voltado também para as competições internacionais como a Champions League”, destacou Alberto Samuel, 12. 

Mas a preferência dos estudantes ficou mesmo entre as editorias de fotografia e online. “A gente aprendeu como que uma matéria chega até o leitor. Não sabia que existiam as agência internacionais onde a gente encontra notícias de todo o mundo. Foi importante porque a gente também descobriu que uma matéria pode surgir a qualquer momento e que ela não se faz de uma hora para a outra”, comentou Edianes Silva, 12. 

A união entre matéria e fotografia também foi destaque entre os pequenos. “Quando tem somente a parte escrita, a gente pode até imaginar, mas com a foto a gente pode saber exatamente como aconteceu” opinou Brunna Raissa, 12. 

O alcance que o Diario de Pernambuco tem dentro das redes sociais encheu os olhos dos alunos. “Por existir o blog e as redes sociais, a notícia chega a mais pessoas, do que se apenas existisse o jornal impresso. E isso é bom para que as matérias chegam aos mais diversos lugares”, apontou Eryck Emmanuel, 11. 

Os alunos também receberam exemplares da edição do DP nos bairros, onde os maiores olhares se voltaram para as imagens dos lugares da Zona Norte. Projeto esse, que chegará também a outros municípios do estado. 


Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.