• Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Google Plus Enviar por whatsapp Enviar por e-mail Mais
Ensino Gravatá recebe a Caravana da Educação Circuito de atividades promovido pela Secretaria de Educação de Pernambuco já passou por Limoeiro, Timbaúba e Paulista

Publicado em: 13/04/2018 10:45 Atualizado em: 13/04/2018 10:47

Após movimentar as cidades de Limoeiro, Timbaúba e Paulista, a comitiva da Secretaria de Educação do Estado chega, nesta sexta-feira, ao município de Gravatá para mais uma reunião de Pactuação de Metas 2018. O encontro vai contemplar todas as escolas da Gerência Regional de Educação (GRE) Mata Centro e chega acompanhada da Caravana da Educação. Esta ação é a grande novidade deste ano e consiste em um circuito de atividades pedagógicas, culturais, esportivas e de orientações aos estudantes que acontece paralelamente à reunião de pactuação. A Caravana surge com o objetivo de aproximar a escola da população e fortalecer o protagonismo dos jovens da Rede Estadual.

Divididas em três polos – Esportivo, Cultural e Central – as ações da Caravana envolvem centenas de estudantes da rede, além de contar com o apoio e participação da comunidade escolar. Atividades como competições esportivas, apresentações de dança e artes cênicas, doação de livros, oficinas, recitais e atividades de leituras movimentarão os Polos Esportivo e Cultural. Em Gravatá, eles estarão localizados na Escola Técnica Estadual Professor José Luiz de Mendonça e na Escola de Referência em Ensino Médio Professor Antônio Farias, respectivamente. As ações destes dois polos acontecem no período da manhã e, juntos, eles vão movimentar cerca de mil estudantes.

À tarde, a partir das 14h30, também na Escola de Referência em Ensino Médio Professor Antônio Farias, os estudantes terceiranistas das escolas da regional participam do Polo Central. Lá, haverá apresentação dos projetos Enem Tá Ligado, com foco na preparação para o Enem, e PE no Campus, iniciativa lançada pelo Governo do Estado no final de 2017 que visa fortalecer ainda mais a educação pública de Pernambuco, por meio de um conjunto de ações de mobilização de estudantes e apoio financeiro, mediante bolsas, aos estudantes de baixa renda da Rede Estadual de Ensino que forem aprovados em instituições públicas de ensino superior.

Já a Pactuação de Metas é um importante momento de discussão de metas para o ano de 2018 entre a Secretaria de Educação e as escolas, em parceria com a Secretaria de Planejamento e Gestão do Estado (SEPLAG), para que todas conheçam suas metas com foco no Índice de Desenvolvimento da Educação de Pernambuco (IDEPE). O encontro, que, nesta sexta-feira, conta com a presença de todos os gestores das 39 escolas jurisdicionadas à Gerência Regional de Educação Mata Centro, acontece na Escola de Referência em Ensino Médio Devaldo Borges, e é comandado pelo secretário de Educação do Estado, Fred Amancio.

“A Pactuação de Metas é um momento muito importante do trabalho que a Secretaria de Educação realiza junto às Gerências Regionais. Mas, sentíamos a necessidade de envolver toda a comunidade escolar nesse processo todo. Então, a Caravana da Educação surgiu com essa expectativa de mobilizar escolas e estudantes neste dia voltado para a educação. Já passamos por algumas cidades e é muito gratificante ver a animação e a entrega de todos eles. Toda essa ação conjunta de Pactuação e Caravana têm se tornado um dia muito bonito para a nossa educação”, pontua o secretário Fred Amancio.


Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.