• Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Google Plus Enviar por whatsapp Enviar por e-mail Mais
Meio Ambiente Plano Intermunicipal de Resíduos Sólidos será entregue a prefeitos da Mata Sul e Litoral

Publicado em: 13/04/2018 09:22 Atualizado em:

O Plano Intermunicipal de Resíduos Sólidos será entregue nesta sexta-feira a prefeitos da Mata Sul e Litoral. O documento será repassado pela Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) no auditório do Cepene/Instituto Chico Mendes, localizado na Rua Samuel Hardman, em Tamandaré. Ao todo, 23 municípios pernambucanos serão contemplados com o plano. O governador Paulo Câmara, será representado pelo secretário de Meio Ambiente de Pernambuco, Carlos Cavalcanti, além prefeitos, gestores públicos, presidentes dos consórcios responsáveis pela gestão resíduos e convidados. 

Os documentos norteadores da da gestão dos resíduos sólidos referentes aos cinco agrupamentos serão entregues oficialmente pelo Estado aos municípios das regiões da Zona da Mata, Agreste e Sertão, em seminários coordenados pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente. Os eventos acontecem nos municípios-sede de Salgueiro, entregue na última quinta-feira, em seminário que contou com 10 prefeitos e mais de 100 pessoas, Tamandaré, nesta sexta, em Garanhuns, dia 18, Arcoverde, 19 e Caruaru, no dia 25 de abril.

Os Planos de Resíduos Sólidos são requisitos para que os municípios cumpram a Política Nacional de Resíduos Sólidos - PNRS (Lei Nº 12.305, de 2/8/2010), implantem processos de coleta seletiva e reciclagem de lixo e possam ter acesso aos recursos da União destinados a empreendimentos e serviços relacionados à limpeza urbana e ao manejo de resíduos sólidos.

A Secretaria Estadual de Meio Ambiente planeja para os meses de junho e julho, a entrega de outros dois agrupamentos: 1 e 8, que abrangem respectivamente as regiões da Mata Norte e Sertão do Araripe, beneficiando um total de 153 cidades.

A elaboração PIRS envolveu recursos da ordem de R$ 1.082.601,75 do Ministério do Meio Ambiente [UTF-8?]– MMA/Caixa Econômica Federal e contrapartida do estado no valor de R$ 799.134,33

Entre as diretrizes e metas apresentadas para o gerenciamento dos resíduos sólidos dos municípios de Salgueiro e região estão: A instalação de equipamentos como aterros sanitários individuais e compartilhados, além da implantação do plano de limpeza urbana e programas de coleta seletiva e de educação ambiental. 

Confiará a lista com os locais dos seminários e municípios beneficiados com o Planos Intermunicipais de Resíduos Sólidos no Estado de Pernambuco:

Agrupamento 2 - Seminário de entrega dos PIRS - Tamandaré - Dia 13/04 - Tamandaré. Auditório do Cepene, Rua Samuel Hardman, s/n - Tamandaré.
Municípios beneficiados: 23 - Água Preta, Amaraji, Barreiros, Catende, Cortês, Escada, Gameleira, Glória de Goitá, Jaqueira, Joaquim Nabuco, Maraial, Palmares, Pombos, Primavera, Quipapá, Ribeirão, Rio Formoso, São Benedito do Sul, São José da Coroa Grande, Sirinhaém, Tamandaré, Vitória de Santo Antão e Xexéu.
 
Agrupamento 3 - Seminário de entrega dos PIRS - Caruaru - Data: 25/04 - Caruaru-Armazém da Criatividade - Polo Caruaru
Rodovia BR 104, KM 62 - Nova Caruaru, Caruaru 
Municípios beneficiados: 25 - Alagoinha, Agrestina, Altinho, Barra de Guabiraba, Belém de Maria, Belo Jardim, Bezerros, Bonito, Brejo da Madre de Deus,  Camocim de São Félix, Chã Grande, Caruaru, Cupira, Gravatá, Jataúba, Lagoa dos Gatos, Panelas,  Pesqueira, Poção, Riacho das Almas, Sairé, Sanharó, São Caetano, São Joaquim do Monte e Tacaimbó.
 
Agrupamento 4 - Seminário de Entega dos PIRS: Data: 18/04 - Garanhuns. Auditório da CODEAM - Rua Cap. Pedro Rodrigues, 920-Magano - Garanhuns.
Municípios beneficiados: 24-Águas Belas, Angelim, Brejão, Bom Conselho, Cachoeirinha, Caetés, Calçado, Canhotinho, Capoeiras, Correntes, Garanhuns, Iati, Ibirajuba, Jucati, Jupi , Jurema, Lagoa do Ouro, Lajedo, Palmerina, Paranatama, Saloá, São Bento do Una, São João e Terezinha.
 
Agrupamento 5 - Seminário de entrega dos PIRS -Arcoverde- Data: 19/04 - Autarquia Superior de Arcoverde- AESA. Rua Gumercindo Cavalcante, 420 - São Cristóvão - Arcoverde. 
Municípios beneficiados: 12- Arcoverde, Betânia, Buíque, Custódia, Ibimirim, Inajá, Itaíba, Manari, Pedra, Sertânia, Tupanatinga e Venturosa.
 
Agrupamento 7 - Salgueiro - Seminário de Entrega do PIRS realizado no dia 12/04, na cidade de Salgueiro, com a participação de 10 prefeitos da região. 
Municípios beneficiados: 22 Afrânio, Belém de São Francisco, Cabrobó, Carnaubeira da Penha, Cedro, Dormentes, Floresta, Itacuruba, Jatobá, Lagoa Grande, Mirandiba, Orocó, Parnamirim, Petrolândia, Petrolina, Salgueiro, Santa Maria da Boa Vista, São José do Monte, Serrita, Tacaratu, Terra Nova  e Verdejante.


Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.