• Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Google Plus Enviar por whatsapp Enviar por e-mail Mais
Cetas Quinze filhotes de iguanas e 30 pássaros são apreendidos no Grande Recife Apreensões foram feitas pela Cipoma e Brigadas Ambientais do Recife e Camaragibe. No sábado (10), CPRH promoveu nova soltura no Sertão

Publicado em: 12/03/2018 15:41 Atualizado em: 12/03/2018 15:44

Quinze filhotes de iguanas e 30 pássaros são apreendidos no Grande Recife. Foto: Cetas/ Divulgação
Quinze filhotes de iguanas e 30 pássaros são apreendidos no Grande Recife. Foto: Cetas/ Divulgação

O Centro de Triagem de Animais Silvestres de Pernambuco (Cetas Tangara) iniciou a semana com 45 novos moradores temporários, entre eles 15 filhotes de iguanas apreendidos pela Brigada Ambiental do Recife na Praça de San Martin. As outras apreensões, no combate ao tráfico de animais silvestres, foram feitas pela Brigada Ambiental de Camaragibe  – 23 pássaros – e pela Companhia Independente de Policiamento do Meio Ambiente (Cipoma) – 7 pássaros.

As apreensões ocorreram no sábado passado no Recife, e no domingo em Camaragibe, quando os animais foram encaminhados ao Cetas Tangara, da Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH). Todos seriam, provavelmente, comercializados em feiras livres. Os 15 filhotes de iguanas, em duas caixas de papelão, estavam com dois rapazes. Avisada por populares, a equipe da brigada do Recife (unidade da Guarda Municipal) fez a abordagem.

Em Camaragibe, os 23 pássaros, apreendidos em uma avenida próxima à Prefeitura local, estavam com dois homens que, conforme a brigada, saíram de Carpina, na Mata Norte, e provavelmente seguiam para alguma feira do Recife. Já as apreensões da Cipoma – 7 pássaros – ocorreram em  nova ação da Operação Feira Livre no bairro da Linha do Tiro, no Recife. Entre as aves das duas apreensões, há galos de campina, caboclinhos, canários-da-terra e patativas.

Ao mesmo tempo em que recebeu mais 45 animais silvestres para tratamento/reabilitação, o Centro de Triagem da CPRH promoveu, no sábado (10), mais uma ação de soltura, desta vez em região de mata do Sertão do Pajeú. Voltaram à natureza 22 jabutis e 95 aves de espécies endêmicas do bioma caatinga, entre elas concriz, tiziu, azulão, sanhaçú e galo de campina. Todos passaram por um período de acompanhamento no Cetas.


Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.