• Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Google Plus Enviar por whatsapp Enviar por e-mail Mais
Lazer Primeiro Parcão do bairro de Boa Viagem é inaugurado Local faz parte do projeto de requalificação do Centro de Multiúso Santos Dummont

Por: Diario de Pernambuco

Publicado em: 11/03/2018 16:34 Atualizado em: 11/03/2018 17:16

Inauguração do Parcão do Santos Dumont atraiu um grande número de pets. Foto: Julio Jacobina/DP
Inauguração do Parcão do Santos Dumont atraiu um grande número de pets. Foto: Julio Jacobina/DP

Ocupar os espaços públicos é um debate pertinente e recorrente na sociedade. Alinhado ao tema, o Centro Multiúso Santos Dumont passa por um processo de requalificação que visa atrair a população diariamente. Neste domingo (11), uma programação canina tomou conta do local com a inauguração do Parcão, o primeiro espaço destinado a cachorros na Zona Sul do Recife – a Zona Norte já conta com dois, localizados nos Parques de Santana e Jaqueira."É mais um espaço de convivência em um processo de transformação que o Santos Dumont está sofrendo para ser um grande parque urbano, verde e de entretenimento. Existia uma cobrança da comunidade. Estamos reinaugurando o Santos Dumont com 90 mil m², ou seja, é um parque maior que o da Jaqueira", aponta o secretário de Turismo e Esportes do estado, Felipe Carreras.

"Esse equipamento público dialoga com o direito animal", complementa Carreras. De acordo com ele, o Parcão contou com investimento de R$ 41 mil. "Pelo número de pessoas presentes, a gente percebe a carência que a Zona Sul tinha de um espaço assim", pontua o secretário. Além do Santos Dumont, o bairro de Boa Viagem também ganhará o Parcão do Dona Lindu, que será inaugurado no dia 21 de março. Com a requalificação, o Santos Dumont deixa de ser só um centro esportivo para ser um parque aberto para a população, explica o diretor geral do centro, Gustavo Catalano. As intervenções no local incluíram a derrubada do muro e a implantação de grades ao redor do espaço.

Com 418 m², o Parcão conta com uma série de atividades direcionadas para os animais. A fonoaudióloga Sandra Gadelha completou todas as vacinas da cachorra Luna, uma poddle de quatro meses, e saiu pela primeira vez com o animal para um parque. "É uma alternativa bacana porque os cães interagirem com segurança", reconhece Sandra.

Há 15 dias, foi lançado o Programa Santos Dumont da Gente Pet, que vem promovendo atividades nos fins de semana. "A ideia é que as pessoas ocupem este espaço. A gente faz esse apelo a população para ocupar este espaço”, destaca Catalano. Moradora de Setúbal, a relações públicas Daniele Coutinho, de 28 anos, sentia falta de um lugar de lazer para a cachorra na Zona Sul. "Existem várias restrições de levar um cachorro para outros parques. Com o Parcão, você acaba que tem mais liberdade para brincar com o animal em um local seguro, com pessoas que gostam de cachorro também. É uma forma de deixá-los livres, fazendo exercícios e sujando menos a rua”, ressalta Daniele, que visitou o local acompanhada da vira-lata Frida.

Entre as mudanças no centro, além do Parcão, também foi entregue a Praça da Bandeira, uma área nova em frente ao ginásio. O Santos Dumont ainda ganhará pistas de cooper e de skate, campo de futebol, quadra de tênis, área de convivência, parque infantil, novas piscinas e centro administrativo. A entrega está prevista para o segundo semestre. Para a manutenção do espaço, será realizado um processo de licitação para a contratação de uma organização social, que ficará responsável pela administração do equipamento."A gente está quase triplicando de tamanho. Com isso, vamos aumentar a quantidade de alunos que temos hoje", conclui Catalano.

Parcão no Dona Lindu
Com investimento de R$ 50 mil, a inauguração do Parcão do Dona Lindu gera expectativa entre os moradores do bairro. "O projeto foi feito pela Prefeitura do Recife em parceria com a empresa privada Pet Dreams, que será responsável pela manutenção. Existia uma demanda muito grande da população para que fosse inaugurado um espaço para cães no Dona Lindu", explica a secretária de Turismo do Recife, Ana Paula Vilaça.



Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.