• Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Google Plus Enviar por whatsapp Enviar por e-mail Mais
Mobilidade Nova tarifa para as passagens de transporte público de Caruaru entra em vigor

Publicado em: 13/02/2018 20:39 Atualizado em:

Passa a valer, a partir desta quarta-feira (14), a nova tarifa para as passagens dos serviços de transporte público municipal de Caruaru. Para os usuários que possuem o cartão eletrônico LEVA, o valor ficará em R,84, um acréscimo de R,24 após dois anos do último reajuste. O Decreto n° 015 foi assinado, na última sexta-feira, pela prefeita Raquel Lyra. Estudantes e servidores, com acesso ao cartão, vão pagar R$ 1,42 por viagem.

Segundo o Decreto, existe a necessidade de estimular o uso de cartão eletrônico LEVA, reduzindo a circulação de dinheiro em espécie nos ônibus. Serão ampliados para 25 o número de pontos de recarga, além de criar um cronograma de vendas em unidades móveis.

Ainda de acordo com as justificativas do Decreto, a solicitação de reajuste das tarifas enviada pela Associação das Empresas de Transporte de Passageiros de Caruaru (AETPC) indicou um valor de R$ 3,60 para o equilíbrio do sistema, entretanto o estudo tarifário apresentado pela Autarquia Municipal de Defesa Social, Trânsito e Transportes (Destra), em agosto do ano passado, e recomendado pelo Conselho Municipal de Trânsito e Transporte de Caruaru (Comut), apresentou o valor de R,15 como tarifa de equilíbrio.

“Esse valor é bem menor que o apresentado pela AETPC, mas que, ainda assim, só será adotado opcionalmente apenas para os usuários que não utilizar o cartão eletrônico. Esta manobra só foi possível graças à inédita renúncia fiscal, realizada pela prefeitura, de percentual do ISS devido pelas empresas”, explica o presidente da Destra, Hermes Melo.

Para os moradores da zona rural, a tarifa será mantida nos valores atuais. Aos domingos e nos quatro feriados nacionais será mantida a tarifa promocional, de acordo com o Decreto.

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.