• Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Google Plus Enviar por whatsapp Enviar por e-mail Mais
Carnaval 2018 Transporte por aplicativo é barrado no carnaval do Recife O esquema de mobilidade durante a Folia de Momo privilegiará o deslocamento em transporte coletivo e nos táxis metropolitanos

Publicado em: 02/02/2018 11:18 Atualizado em:

Neste ano, entre as novidades, está a criação de uma mão dupla em um trecho da Rua Madre de Deus, para evitar retenções na descida da Ponte Giratória. Foto: Ricardo Fernandes/DP
Neste ano, entre as novidades, está a criação de uma mão dupla em um trecho da Rua Madre de Deus, para evitar retenções na descida da Ponte Giratória. Foto: Ricardo Fernandes/DP

Recife aumentará em 60% a frota de táxis para o carnaval e não permitirá a entrada de veículos de Uber e aplicativos semelhantes nos pontos de bloqueio. O esquema de mobilidade do município para a Folia de Momo privilegiará o deslocamento em transporte coletivo e também com taxistas. O trânsito começará a mudar na cidade na próxima quarta-feira, quando serão feitas as interdições para a instalação da estrutura do Galo da Madrugada. Neste ano, entre as novidades, está a criação de uma mão dupla em um trecho da Rua Madre de Deus, para evitar retenções na descida da Ponte Giratória.

A capital assinou convênio com nove municípios, dois a mais do que no ano passado, Itapissuma e Cabo de Santo Agostinho, para incrementar a frota de táxis durante a festa. Com isso, haverá um incremento de mais de 3 mil veículos nas ruas recifenses, que normalmente têm 6,1 mil táxis. O convênio começou a valer na noite de ontem e segue até as 12h da Quarta-feira de Cinzas.

Serão montados seis pontos provisórios no Centro da cidade para que o folião possa fazer o embarque e desembarque das corridas: na esquina da Avenida Martins de Barros com a Ponte Maurício de Nassau; na Avenida Alfredo Lisboa, em frente ao edifício da Receita Federal; e em cima das pontes Buarque de Macedo e Giratória. Os outros dois serão instalados no Cais de Santa Rita, no sábado. Exceto o ponto da Martins de Barros, que começa a operar na sexta-feira, a partir das 19h às 2h, as outras paradas iniciam o funcionamento no sábado, das 16h às 5h, até a quarta-feira.

Apesar de estar vigente a medida cautelar que impede a fiscalização dos motoristas de Uber, a Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) tratará esse tipo de veículo como particular. Dessa forma, o trânsito dele pelo Centro ficará limitado em função do bloqueio das vias. “A nossa recomendação é que as pessoas usem táxi. É um transporte regulamentado e que está sujeito a denúncias, para as quais podemos tomar ações, diferentes de outros modos de deslocamento”, explicou a presidente da CTTU, Taciana Ferreira.

Outra forma de chegar ao carnaval do Recife serão os Expressos Folia e Galo, que no ano passado levaram cerca de 30 mil pessoas. Os embarques poderão ser feitos de quatro shoppings da cidade, pelo custo de R$ 10 ida e volta, R$ 2 a mais do que no ano passado. O funcionamento será das 15h às 5h, do domingo de carnaval em diante. No sábado, o Expresso Galo funciona das 7h às 17h, já o Folia começa a operar às 18h e segue até as 5h.


Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.