• Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Google Plus Enviar por whatsapp Enviar por e-mail Mais
CARNAVAL 2018 Maracatus nações fazem acerto de marcha na Rua da Moeda O ritmo das alfaias atraiu público ansioso para a folia

Por: Osnaldo Moraes

Publicado em: 12/01/2018 22:09 Atualizado em:

Acerto de marcha de maracatus nação na Rua da Moeda teve apresentação do Estrela Brilhante, do Alto José do Pinho. Foto: Roberto Ramos/DP (Acerto de marcha de maracatus nação na Rua da Moeda teve apresentação do Estrela Brilhante, do Alto José do Pinho. Foto: Roberto Ramos/DP)
Acerto de marcha de maracatus nação na Rua da Moeda teve apresentação do Estrela Brilhante, do Alto José do Pinho. Foto: Roberto Ramos/DP


Três grupos abriram o acerto de marcha dos maracatus nação na noite desta sexta-feira, na Rua da Moeda, bairro Recife, Região Centro do Recife, numa programação que vai se repetir todas as sextas-feiras até o dia 8 de fevereiro, sempre a partir das 18 horas. “Durante a semana os maracatus ensaiam em seus bairros, de terça a sábado, e nas sextas-feiras se apresentam no palco da Rua da Moeda”, explica o mestre Chacon Viana, do Maracatu Porto Rico. No mesmo local também se apresentam afoxés e grupos de dança e percussão afros.

A programação oficial que começou na terça-feira inclui 13 maracatus nação, com encerramento na semana pré-carnavalesca, com apresentação na Praça do Marco Zero no dia 8 de fevereiro, totalizando 18 ensaios. As apresentações desta sexta-feira ficaram a cargo dos maracatus nação Estrela Brilhante, do Alto José do Pinho, Região Noroeste do Recife, Estrela D'Alva, de Joana Bezerra, Região Centro, e Sol Nascente, de Água Fria, Região Norte. Também estiveram na Rua da Moeda o Balé Bacanaré e o afoxé Oyá Tokolêowo, de Dois Unidos. 

O ritmo das alfaias e outros instrumentos dos maracatus nação atraiu muitas pessoas para a Rua da Moeda, onde já se concentravam integrantes de outros grupos afros, como as amigas Dayane Joyce Souza de Albuquerque, 22 anos, e Erlane Melo, 21. “Fazemos parte do afoxé Oyá Tokolêowo há oito anos“, contava Dayane enquanto acompanhava a evolução dos maracatus. 

Neste sábado, às 18 horas, a programação oficial prevê apresentação do maracatu nação Cambinda Estrela se apresenta na Rua Elias Gomes,  420, em Chão de Estrelas, próximo do Terminal de ônibus, em frente à Escola São Judas Tadeu. Na próxima semana, sempre às 18 horas, na terça-feira, o Encanto da Alegria estará na Rua Coremas, 40, Mangabeira; na quarta-feira, o Leão da Campina se apresentará na Rua Mário Gil Rodrigues, 26, em Lagoa  Encantada, próximo ao Colégio Maria Sampaio de Lucena; na quinta-feira, o Encanto do Pina, na Rua Osvaldo Machado, 504, Pina; e, no sábado, o Raízes de Pai Adão, na Rua Riolândia, 65, em Água Fria.


Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.