• Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Google Plus Enviar por whatsapp Enviar por e-mail Mais
CIDADANIA Projeto Ideia oferece vagas para cursos gratuitos em 16 municípios Há oportunidades para cursos de moda, gastronomia, jardinagem e até maquiagem

Publicado em: 10/01/2018 19:59 Atualizado em:

O Projeto de Incentivo ao Desenvolvimento do Empreendedor Individual e do Autônomo (Ideia), desenvolvido pela Secretaria da Micro e Pequena Empresa, Trabalho e Qualificação de Pernambuco, está com vagas abertas para cursos gratuitos em 16 municípios do estado. Os cursos são dos mais variados temas, incluindo moda, gastronomia e jardinagem.

Na área de cuidados com a beleza, há três opções de cursos: Make & Hair para Eventos e Festas nos municípios de Afogados da Ingazeira e Salgueiro; Design de Mechas em Serra Talhada, Belo Jardim e Arcoverde e Corte de Cabelo e Escova na cidade de Floresta. Já quem gosta de moda pode aprender sobre Vitrinismo no Cabo de Santo Agostinho e Toritama.

Quando o assunto é gastronomia, em Garanhuns e Limoeiro, haverá uma turma de Preparo de Cupcakes e Brigadeiros Gourmet. Já em Ouricuri e Carpina os alunos aprenderão a planejar um negócio de Doces e Salgados para Festas. Em Lagoa Grande, o curso será Preparo de Doces e Licores. E em Paudalho haverá uma turma de Boas Práticas na Manipulação de Alimentos.

Em Gravatá, o curso Técnicas Básicas de Jardinagem promete movimentar o espaço público. Isso porque a aula prática será em um dos points da cidade, o Pátio de Eventos Chucre Mussa Zarzar, que será devolvido à população mais bem cuidado depois do trabalho que os alunos realizarão no local com atividades para compreender sobre o plantio e cuidados com as plantas, flores e horta. Em Petrolina, os alunos também mexerão com flores dessa vez no curso de Montagem de Arranjos Florais.

PROJETO IDEIA
A iniciativa tem como objetivo fomentar o empreendedorismo, gerando oportunidades para os Empreendedores Autônomos, Potenciais Empresários, Microempreendedores Individuais (MEI), Microempresas (ME) e EPP (Empresa de Pequeno Porte). As aulas serão ministradas em parceria com o Senac e desenvolverão conhecimentos específicos com método de ensino prático focado na realidade do mercado e das empresas, a partir de estudos de caso e atividades práticas. Além das atividades práticas, os participantes são beneficiados com uma palestra sobre Empreendedorismo, Lei Geral do MEI, Atendimento ao Cliente e Educação Financeira, ministrada por um dos técnicos da Sempetq. O evento acontece durante a entrega dos certificados aos concluintes.

Confira a relação de cursos por município

Cabo de Santo Agostinho – Vitrinismo – Manhã
Gravatá – Técnicas Básicas para Jardinagem – Manhã
Afogados da Ingazeira – Make & Hair para Eventos e Festas – Noite
Serra Talhada – Design de Mechas – Tarde
Belo Jardim – Design de Mechas – Tarde
Garanhuns – Preparo de Cupcakes e Brigadeiros Gourmet – Tarde
Floresta – Corte de Cabelo e Escova – Noite
Arcoverde – Design de Mechas – Noite
Salgueiro – Make & Hair para Eventos e Festas – Noite
Ouricuri – Doces e Salgados para Festas – Tarde
Toritama – Vitrinismo – Noite
Petrolina – Montagem de Arranjos Florais – a definir
Lagoa Grande – Preparo de Doces e Licores – a definir
Limoeiro - Preparo de Cupcakes e Brigadeiros Gourmet – a definir
Carpina - Doces e Salgados para Festas – a definir
Paudalho – Boas Práticas na Manipulação de Alimentos - a definir


Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.