• Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Google Plus Enviar por whatsapp Enviar por e-mail Mais
ENSINO Último dia para reserva de novas matrículas na rede municipal de ensino do Recife Os novatos que desejem ingressar nas escolas, creches e creches-escolas poderão reservar vagas através do site da PCR

Publicado em: 07/12/2017 22:21 Atualizado em: 07/12/2017 22:42

A rede de ensino conta com mais de 90 mil estudantes e, destes, 70 mil renovaram suas matrículas para o próximo ano. Foto: Andrea Rego Barros/PCR/Divulgação (A rede de ensino conta com mais de 90 mil estudantes e, destes, 70 mil renovaram suas matrículas para o próximo ano. Foto: Andrea Rego Barros/PCR/Divulgação)
A rede de ensino conta com mais de 90 mil estudantes e, destes, 70 mil renovaram suas matrículas para o próximo ano. Foto: Andrea Rego Barros/PCR/Divulgação


Nesta sexta-feira, pontualmente às 23h59,  termina o prazo para as reservas de novas matrículas para a rede municipal de ensino no ano letivo de 2018. Os novatos que desejem ingressar nas escolas, creches e creches-escolas poderão reservar vagas através do site da Prefeitura do Recife pelo computador, tablet ou celular. Das 20.128 vagas disponíveis para 2018, 12.018 já foram reservadas. A rede de ensino conta com pouco mais de 90 mil estudantes e, destes, 70 mil renovaram suas matrículas para o próximo ano.
As vagas contemplam turmas de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJA). No site, o estudante ou responsável deve informar a série que pretende cursar e, a partir daí, o sistema mostra as opções de escolas mais próximas que dispõem de vagas. Também existe a possibilidade de filtrar as opções para que sejam mostradas apenas as unidades em um determinado bairro. O atendimento é prioritário para os residentes no entorno das unidades de ensino onde as vagas estão sendo pleiteadas.
 
Ao confirmar a unidade de ensino escolhida no site, a vaga já fica reservada, mas o responsável pelo estudante cadastrado no sistema online de matrícula deverá comparecer à escola ou creche para levar os documentos e confirmar a matrícula, no período de 11 a 15 de dezembro. Na ocasião, deverá levar o comprovante de reserva de matrícula (ou o número de protocolo gerado no ato da reserva), cópias de certidão de nascimento (ou casamento), carteira de vacinação, cartão do SUS, comprovante de residência e duas fotos 3X4.
 
Quem tiver dificuldade de acesso à internet pode fazer a matrícula nos computadores de uma das 36 escolas municipais de Anos Finais do Ensino Fundamental ou em uma das 18 Unidades de Tecnologia na Educação (Utecs). Os endereços estão disponíveis no site da Prefeitura do Recife. Em caso de dúvida, os estudantes e responsáveis podem ligar para o 0800.200.6565. O atendimento é das 8h às 21h, de segunda a sexta-feira. Outra opção é enviar e-mail para matriculaonline@recife.pe.gov.br.
 
Segunda etapa acontecerá no final de dezembro – caso haja vagas disponíveis após a primeira etapa de matrículas, a Secretaria de Educação irá reabrir o sistema para novos pedidos de reservas de vagas entre os dias 26 e 29 de dezembro, cujas matrículas serão efetivadas entre os dias 2 e 5 de janeiro de 2018.


Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.