• Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Google Plus Enviar por whatsapp Enviar por e-mail Mais
Transporte Usuários do metrô denunciam falta de segurança, atraso e calor Passageiro diz que tentou levar à questão Ouvidoria do Metrô, mas nunca foi atendido

Publicado em: 07/12/2017 08:46 Atualizado em: 07/12/2017 16:40

Usuários do metrô denunciam falta de segurança, atraso e calor. Foto: Mireles Paixão/ Cortesia (Usuários do metrô denunciam falta de segurança, atraso e calor. Foto: Mireles Paixão/ Cortesia)
Usuários do metrô denunciam falta de segurança, atraso e calor. Foto: Mireles Paixão/ Cortesia

Usuários do metrô do Recife denunciam uma série de transtornos que têm enfrentado, diariamente, no sistema. Entre os problemas apresentados, está a demora entre as viagens, o ar-condicionado desligado e a falta de segurança. "Temos que ir nas viagens em um calor terrível, e os órgãos responsáveis não dão nenhuma posição", disparou Mireles Paixão.

A passageira não é a única insatisfeita. Por dia, o modal transporta, aproximadamente, 400 mil usuários em seus 40 trens, que percorrem 39,5 quilômetros (metrô) e mais 31,5 quilômetros (VLT). No trajeto, o discurso se repete. "Ficam muitos ambulantes em uma área apertada, onde nós passageiros temos que passar. Os seguranças do metrô sabem, mas dizem que não podem fazer nada", complementou Cristiano César. De acordo com o usuário, pessoalmente, ele já tentou levar o caso à Ouvidoria, mas ninguém atende no telefone 2102-8580.

Em resposta às queixas, a Companhia Brasileira de Trens Urbanos emitiu nota:

Com 40 trens, sistema transporta 400 mil passageiros por dia.  (Com 40 trens, sistema transporta 400 mil passageiros por dia. )
Com 40 trens, sistema transporta 400 mil passageiros por dia.


OUVIDORIA

A CBTU Recife esclarece que a Ouvidoria do Metrô funciona de segunda a sexta-feira, exceto feriados, das 8h às 12h e das 13h às 17h. O atendimento pode ser feito através do número 2102-8580; por e-mail ouvidoria-rec@cbtu.gov.br; ou ainda presencialmente no edifício sede da Companhia, na Rua José Natário, 478, Areias. O serviço está funcionando normalmente.

 

DEMORA ENTRE AS VIAGENS

Sobre atrasos, destacamos que o intervalo da Linha Centro é de, no mínimo, 5 e, no máximo, 7 minutos no horário de pico, no trecho entre Recife e Coqueiral. Nos trechos entre Coqueiral/Jaboatão e Coqueiral/Camaragibe, o intervalo é dobrado, sendo, portanto, de 10 e 14 minutos, respectivamente. Na Linha Sul, os intervalos são de no mínimo 7 e no máximo 10 minutos.  

 

CLIMATIZAÇÃO

Os condicionadores de ar dos vagões passam por manutenções periódicas.

 

SEGURANÇA

A segurança do Metrô é feita por vigilantes da Companhia e terceirizados nas estações do Sistema.




Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.