• Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Google Plus Enviar por whatsapp Enviar por e-mail Mais
Educação Secti e UPE lançam curso de Inovação Tecnológica para Indústrias do Futuro

Publicado em: 14/11/2017 13:50 Atualizado em: 14/11/2017 13:56

Robô industrial pode ser usado nas aulas. Foto: Divulgação
Robô industrial pode ser usado nas aulas. Foto: Divulgação
                                                                                                                                                                               

Atenta às demandas do mercado e às adaptações necessárias à formação da sociedade para o futuro, a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) e a Universidade de Pernambuco (UPE) criaram uma especialização para formação de empreendedores de alta tecnologia. A pós-graduação de Inovação Tecnológica para Indústrias do Futuro (Makers of Tomorrow) foi lançada, na manhã desta terça-feira (14), durante a Mostra Facepe de Inovação.

As aulas devem ser iniciadas já em março de 2018 com duração de um ano e meio, unindo atividades teóricas, práticas e a monografia, que será o desenvolvimento de um projeto. A proposta é desenvolver a qualidade técnica e também o aspecto sócio e emocional dos profissionais de maneira pioneira no Brasil. “É um curso de pós-graduação e especialização lato sensu, voltado para a formação de empreendedores de alta tecnologia. É o que se chama de ‘makers of tomorrow’ (fazedores do amanhã, em português)”, ressalta a secretária de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pernambuco, Lúcia Melo.

O cientista-chefe do Parque Tecnológico de Eletroeletrônicos e Tecnologias Associadas (Parqtel) e coordenador do curso, Carmelo Bastos Filho, destaca que a pós-graduação surgiu a partir do debate entre academia, empresas e setor público, identificando essa necessidade. “Às vezes, nós encontramos um profissional de excelente qualidade técnica, mas não tão bom em gerenciamento e planejamento. Ou o contrário. O que essa especialização busca é reunir essas competências”, esclarece. O curso conta ainda com a parceria do Porto Digital, a partir da participação da Softex, que receberá também aulas práticas. O edital será publicado em breve e as aulas devem ocorrer nas quintas, sextas e sábados.

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.