• Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Google Plus Enviar por whatsapp Enviar por e-mail Mais
Nova turma Corpo de Bombeiros inicia treinamento para 300 alunos Aula inaugural foi realizada na manhã desta segunda-feira. Solenidade foi comandada pelo governador Paulo Câmara

Por: Diario de Pernambuco

Publicado em: 13/11/2017 19:15 Atualizado em: 13/11/2017 20:24

Militares devem ir às ruas em maio do próximo ano. Foto: Hélia Scheppa/SEI (Militares devem ir às ruas em maio do próximo ano. Foto: Hélia Scheppa/SEI)
Militares devem ir às ruas em maio do próximo ano. Foto: Hélia Scheppa/SEI


Em maio do próximo ano, o Corpo de Bombeiros de Pernambuco contará com 300 novos integrantes. A aula inaugural do Curso de Formação e Habilitação de Praças Bombeiro Militar foi realizada na manhã desta segunda-feira, no Centro de Convenções, em Olinda. O governador Paulo Câmara comandou a solenidade. Os 264 homens e as 36 mulheres foram aprovados no concurso realizado em maio deste ano. Após conclusão dessa que é a última etapa de preparação, os novos soldados serão empregados nas diversas áreas de atuação da corporação. Metade desse efetivo será enviada para municípios do interior do estado.

Durante o evento, o governador falou sobre a importância da ação dos novos bombeiros. “Tenho certeza que esses alunos vão se integrar a uma corporação séria, que vai nos ajudar muito a ser um estado mais igual, justo, e, acima de tudo, um estado onde os bombeiros estarão prontos para atender à população sempre que chamados, preservando a vida, o próximo, e, principalmente, a cidadania e a qualidade de vida das pessoas”, declarou Paulo Câmara. Dos 300 alunos que iniciam o curso, 63 são de outros estados brasileiros como Paraíba, Sergipe, Bahia, Rio de Janeiro e Minas Gerais. “Essa formação vai mostrar valores importantes, que vão marcar as vidas dos alunos. Valores que, acima de tudo, vão representar o que é tão importante, que é servir ao público. Nunca, em nenhum momento, podemos desviar desse foco, dessa trajetória e desse caminho, de servir e se dedicar”, concluiu o governador.

O curso terá 1.184 horas/aula e duração de seis meses. As aulas ocorrerão, em sua maioria, na Academia de Bombeiros Militar dos Guararapes, no bairro do Curado, às margens da BR-232. Porém, os novos alunos também terão treinamento em locais de piscina, mar, edificações elevadas, entre outros cenários que se assemelham às diversas áreas de atuações que os bombeiros enfrentam no cotidiano. O curso terá 50 disciplinas, sendo 30 teóricas e 20 práticas.

Durante as aulas, os soldados aprenderão noções de formação militar, gestão de segurança pública, violência, crime e controle social, direitos humanos, conhecimentos jurídicos, gestão de conflitos, valorização profissional, comunicação e tecnologia da informação, cultura e cidadania, salvamento aquático, terrestre e em alturas, atendimento pré-hospitalar, combate a incêndio, vistoria técnica, entre outros. Durante os seis meses do curso, os alunos receberão uma bolsa no valor de R$ 996.

O comandante geral do Corpo de Bombeiros, coronel Manoel Cunha, falou dos desafios que os alunos enfrentarão e da responsabilidade que a profissão exige. “Hoje, recebemos aqui 300 jovens para a última e mais difícil etapa da seleção, que é a formação profissional. Será um período de provações, sacrifícios físicos e psicológicos, testando os limites máximos de cada um em busca da perfeição no desempenho dos procedimentos e protocolos técnicos inerentes às atividades da corporação”, destacou coronel Cunha.

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.