• Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Google Plus Enviar por whatsapp Enviar por e-mail Mais
V Recifest Colônia Penal Feminina recebe Festival de Cinema da Diversidade Sexual e de Gênero

Publicado em: 13/11/2017 11:52 Atualizado em:

As reeducandas da Colônia Penal Feminina do Recife (CPFR) recebem nestas segunda, terça e sexta-feira, a partir das 14h, o V Recifest - Festival de Cinema da Diversidade Sexual e de Gênero. O evento, que acontece oficialmente no período de 21 a 30 de novembro, no Recife e em Caruaru, reúne mostras de cinema com temas que promovam a inclusão da comunidade LGBT.

Nos dois primeiros dias do evento, na colônia feminina, cerca de 100 reeducandas (50 por dia) poderão conferir a Oficina da Afetividade com a arte-educadora Izabel Freitas. A proposta pedagógica da oficina é desenvolver o potencial pessoal e social das participantes utilizando elementos do Teatro dos Oprimidos, do teatrólogo Augusto Boal, que defende que as pessoas são melhores do que pensam ser. Nesta linha de pensamento, as Pessoas Privadas de Liberdade (PPLs) criarão narrativas afetivas que resultarão em mostra artística no final da oficina. 

Na sexta, será a vez das PPLs assistirem às apresentações de filmes vencedores do festival em 2016: "Nena Caju" (melhor curta pernambucano); "Antes da Encanteria" (melhor curta nacional) e as mostras competitivas "Virgindade", de Chico Lacerda, e "Aceito", de Felipe Cabral. O Recifest foi criado pelas produtoras Panela de Cinema e Casa de Cinema de Olinda, com o apoio do Funcultura - Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura.



Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.