• Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Google Plus Enviar por whatsapp Enviar por e-mail Mais
Especial África Noite de dança para um dia especial Primeira noite da equipe do Diario em Moçambique tem apresentação teatral e da tradicional Makwai, dança do norte da África para grandes ocasiôes

Por: Ana Paula Neiva - Diário de Pernambuco

Publicado em: 12/11/2017 18:13 Atualizado em: 12/11/2017 18:33

Elas se maquiaram e vestiram capulanas, uma espécie de saia colorida, para se apresentar. A Makwai, dança tradicional do Norte da África, faz parte do ritual de iniciação da adolescência das meninas que vivem no internato, mantido pela Obra de Maria, em Dombe, em Moçambique. A dança africana também acontece sempre após eleições de chefe das tribos, além de ocasiões especiais, como a presença da equipe do Diario de Pernambuco na comunidade, na noite deste domingo (12).

Diario chega à África em missão da Obra de Maria

As meninas rebolaram, cantaram e dançaram ao som de uma música contagiante, acompanhada de um batuque de tambores. Uma expressão forte e cultural da terra.
A dança está na disciplina de educação musical, que integra o currículo escolar desde o ensino primário em Moçambique.

As 120 meninas do Internato mantido pela Obra de Maria também mostraram a dança moderna, um balé que mistura vários ritmos, como house, marrabenta e reggae.
Mas não foram apenas as meninas que se apresentaram nessa noite especial. Os  garotos também fizeram uma perfomance de house music. Sob gritos e aplausos das meninas, eles entraram no palco improvisado na machesa, salão onde ocorrem refeições e outras atividades dentro da comunidade. Dançaram ao redor de um círculo formado.

Em seguida, ao som de música americana e do sertanejo brasileiro, elas desfilaram pelo salão. Depois, duas das garotas fizeram uma encenação teatral. A cena se passava com as meninas interpretando um curandeiro que fazia promessas falsas e um mulher doente, que havia perdido tudo. Terminaram com apresentação de dança Chinguere, uma manifestação em agradecimento pela visita à comunidade.

 

A editora assitente de Local, Ana Paula Neiva, e a editora de fotografia, Teresa Maia, acompanham missão da obra de Maria na África até o dia 27 de novembro. Além de Moçambique, elas farão passagem por Angola.



Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.