• Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Google Plus Enviar por whatsapp Enviar por e-mail Mais
LAZER Programação gratuita para a garotada no Dia das Crianças no Recife Atividades serão oferecidas em dez bairros a partir das 9h

Publicado em: 10/10/2017 20:59 Atualizado em:

Dentro das comemorações do Dia das Crianças, a Prefeitura do Recife elaborou atividades especiais por todos os cantos da cidade. Parques, espaços culturais, Compaz, o Econúcleo da Jaqueira e o Jardim Botânico do Recife vão abrir as portas para garantir a diversão das famílias. A programação começa às 9h e segue ao longo do dia.


A Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer terá atividades em quatro parques: Santana, Caiara, Jiquiá e Macaxeira. As crianças aproveitarão as atividades ministradas pelos profissionais do Programa de Esporte e Lazer da Cidade (PELC). Não vai faltar a prática de esportes, como handebol, futsal e vôlei e as divertidas brincadeiras de rua populares.

No fim da tarde, os parques Jiquiá e Macaxeira receberão apresentações da Escola Pernambucana de Circo. O Parque Santana receberá o Teatro de Bonecos Lobatinho, que exibirá a peça A Bela e a Fera. Já no Parque Caiara, o grupo paulista Namakada, apresentará o espetáculo itinerante, É Nóis na Xita. A apresentação faz parte do Festival de Circo do Brasil. Ainda no Caiara, o projeto da Seturel Colorindo o Recife, vai levar a arte de rua ao espaço público. Desta vez, o grafite será feito pelo Coletivo Pão e Tinta.

No Compaz Eduardo Campos, às 9h, terá a apresentação do grupo Heróis Kids e a presença do Batman, Homem Aranha e o Homem de Ferro. A programação se estende até o meio dia com contação de histórias e várias brincadeiras e jogos comandados pelo PELC. A programação será finalizada com o popular banho de neblina, em parceria com o Corpo de Bombeiros. 

À tarde, a programação acontece no Compaz Ariano Suassuna. A partir das 14h30, terá apresentação de capoeira e ainda oficinas de penteados, adereços e maquiagem. O slackline, que também fez sucesso nos aniversário de seis meses do local, também fará parte da programação. O PELC ainda fará várias dinâmicas, incluindo queimado com bexigas de água e vários jogos populares. O encerramento fica por conta da apresentação de um grupo de cosplay de Star Wars para a meninada.

No Sítio Trindade, localizado em Casa Amarela, a Secretaria de Cultura vai promover uma tarde de muitas brincadeiras para garotada. A partir das 16h, vai ter oficina de brinquedos recicláveis, pintura com lápis de cera e até cinema ao ar livre na lona de circo, às 17h. No Museu da Cidade do Recife, no Bairro de São José, a criançada vai aprender brincando sobre a história da cidade onde vive. Entre as 14h e as 16h, será oferecida a oficina gratuita ForteBrincar, para pequenos recifenses com sete anos ou mais. Os interessados devem se inscrever pelo e-mail: educativomcr@gmail.com.  

Além de descobrir como e com que finalidade foi construído o Forte das Cinco Pontas, os participantes colocarão a mão na massa para construir seu próprio forte, usando papelão, papel colorido e tinta guache. A oficina é uma homenagem à fortificação e uma forma de semear, entre as futuras gerações de recifenses, o apreço pelo equipamento, que completa 387 anos no próximo dia 25. 

O Jardim Botânico do Recife, na Zona Oeste, e o Econúcleo Jaqueira, na Zona Norte, da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente,
terão programação especial para o público infantil focada na educação ambiental, da quinta (12) ao domingo (15). Um dos destaques é a esquete Transforme seu Pensamento, com apresentações às 15h no Feriado de Nossa Senhora Aparecida  e às 10h no sábado (14), no Econúcleo Jaqueira. Já o Jardim Botânico do Recife vai funcionar durante todo o dia com oficinas, caminhadas ecológicas e outras atividades para as crianças das 9h às 15h30.

A programação da Prefeitura do Recife em comemoração ao Dia das Crianças ainda segue até o fim do mês. De 16 a 20 de outubro, a Secretaria de Desenvolvimento Social, Juventude, Políticas sobre Drogas e Direitos Humanos do Recife (SDSJPDDH), juntamente com as Secretarias de Educação, Saúde e Turismo, Esportes e Lazer, com apoio da Delegacia de Polícia da Criança e do Adolescente (DPCA), realiza a Terceira Semana do Brincar. Com o tema “Online ou offline: o importante é brincar juntos”, a semana terá brincadeiras, aulões de dança e palestras para diferentes públicos, como as crianças e os adolescentes que estudam na rede municipal de ensino do Recife, que vivem nas casas de acolhimento institucional da PCR, que são atendidos pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), entre outros.
 
A programação do Mês das Crianças só se encerra no dia 31 de outubro, com o Seminário Internacional Itinerante da Primeira Infância e Cultura da Paz, no Teatro Beberibe, no Centro de Convenções, em Olinda. Em paralelo, na área externa do Teatro Beberibe, haverá a exposição “Infância e paz: laços afetivos na primeira infância”, produzida pela Comissão da Primeira Infância e Cultura da Paz do Senado Federal.


Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.