• Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Google Plus Enviar por whatsapp Enviar por e-mail Mais
ATO 5ª Marcha Contra o Trabalho Infantil reúne estudantes no Recife Antigo Ato é realizado anualmente no mês de outubro em alusão ao Dia das Crianças

Por: Diario de Pernambuco

Publicado em: 10/10/2017 16:37 Atualizado em: 10/10/2017 16:51

Ato promovido pelo Fepetipe visa o fim do trabalho infantil - Foto: Rodrigo Carvalho/Esp.DP
Ato promovido pelo Fepetipe visa o fim do trabalho infantil - Foto: Rodrigo Carvalho/Esp.DP

A semana da criança no Recife começou com mais uma edição da Marcha Contra o Trabalho Infantil, promovida pelo Fórum Estadual de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil em Pernambuco (Fepetipe). A concentração do evento aconteceu no Parque Treze de Maio, no bairro da Boa Vista, às 13h. Os manifestantes percorreram a Rua Princesa Isabel, Rua do Sol, Praça da República e Avenida Rio Branco e encerraram as atividades com manifestações culturais no Marco Zero, por volta das 16h.

O objetivo da marcha — que é realizada anualmente no mês de outubro, em alusão ao Dia das Crianças — é convocar a sociedade e órgãos de defesa de direitos a abrir os olhos para do trabalho infantil no estado, uma vez que, de acordo com o fórum, esse tipo de exploração acontece de forma silenciosa e naturalizada.

Segundo a auditora fiscal do Ministério do Trabalho Lívia Macedo, a mobilização só é possível devido ao conjunto de ações de entidades governamentais e não-governamentais. "Essa mobilização só foi possível devido à mobilização de todas as entidades que compõem o fórum. No ato, nós temos a presença de crianças e adolescentes que buscam um futuro melhor. No caso das crianças, elas são acompanhadas pelos pais. A responsabilidade pelos adolescentes fica a cargo do orgão a qual são vinculados", explicou.

Além da visibilidade ao tema, a mobilização busca chamar a atenção da sociedade para a responsabilidade no combate ao trabalho infantil.

Alunos realizaram manifestações culturais como flash mob e Maracatu no encerramento do evento - Foto: Rodrigo Carvalho/Esp.DP
Alunos realizaram manifestações culturais como flash mob e Maracatu no encerramento do evento - Foto: Rodrigo Carvalho/Esp.DP


Fepetipe
- Fundado em 2000, o Fórum Estadual de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil em Pernambuco (Fepetipe) é um espaço permanente de articulação, sensibilização e mobilização composto por 23 instituições governamentais e não governamentais da sociedade civil para a prevenção e erradicação do trabalho infantil em Pernambuco. Entre os participantes, estão o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), Ministério Público do Trabalho (MPT), Secretaria de Desenvolvimento Social Criança e Juventude de Pernambuco (SEDSCJ) e Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT-PE), além da Inspetoria Salesiana do Nordeste do Brasil, Escola Dom Bosco, Centro de Integração Empresa Escola de Pernambuco (CIEE-PE) e Casa de Passagem Ana Vasconcelos.



Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.