• Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Google Plus Enviar por whatsapp Enviar por e-mail Mais
SEGURANÇA UFPE instala cabine de monitoramento com alarme e câmera 360º no campus Equipamento, que tem iluminação em led e comunicação integrada, está em fase de teste

Publicado em: 13/09/2017 21:00 Atualizado em:

Se aprovado, equipamento será implementado nos três campi. Foto: Ascom/Divulgação (Se aprovado, equipamento será implementado nos três campi. Foto: Ascom/Divulgação)
Se aprovado, equipamento será implementado nos três campi. Foto: Ascom/Divulgação
A Superintendência de Segurança Institucional (SSI) da Universidade Federal de Pernambuco lançou um reforço na segurança do campus Recife. Uma cabine suspensa, que serve ao monitoramento da área de modo eletrônico e com atuação de vigilantes, foi montado este mês ao lado da Biblioteca Central. O equipamento está em fase de teste e, caso seja aprovado, novas unidades serão instaladas pelo campus e nos campi Centros Acadêmicos de Vitória (CAV) e do Agreste (CAA), em Caruaru.

A cabine suspensa é equipada com sistema de alarme, iluminação led direcional, comunicação integrada e câmera de 360º com alcance de 500 metros. As imagens são monitoradas 24 horas por dia pela equipe da SSI. O equipamento também serve como base para vigilantes, que permanecem no local nos horários de maior movimentação. “Ela permite que a comunidade acadêmica perceba a presença da segurança de maneira mais direta”, explica o superintendente de Segurança Institucional da Universidade, Armando Nascimento.

O projeto resulta de uma cooperação técnica entre a SSI, o Núcleo de Estudos de Instituições Coercitivas e da Criminalidade (Nicc) – vinculado ao Departamento de Ciência Política do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH) da UFPE – e a empresa pernambucana BankSystem.

Na próxima semana, a SSI analisará a viabilidade técnica da cabine. Caso haja retorno positivo, a primeira cabine suspensa será doada à UFPE e outras 33 unidades serão compradas via licitação. Elas serão distribuídas em pontos estratégicos dos campi Recife, Vitória e Caruaru, como parte das ações de segurança da UFPE.


Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.