• Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Google Plus Enviar por whatsapp Enviar por e-mail Mais
PAÇO ALFÂNDEGA Exposição de Rochas e Minerais terá desfile mineralógico e sorteio de brindes Evento acontece de quinta-feira até domingo

Publicado em: 12/09/2017 16:39 Atualizado em:

De quinta a domingo, o Paço Alfândega, no Recife Antigo, recebe a 4ª Feira de Minerais e Rochas da Universidade Federal de Pernambuco. O evento conta com exposição, palestras, minicursos, desfile mineralógico, sorteio de brindes e atividades para crianças. A entrada é gratuita, exceto nos minicursos, para os quais será cobrada uma taxa de R$ 30. As atividades acontecem, todos os dias, das 9h às 17h.

Alunos do curso de geologia, orientados por professores das áreas da Mineralogia, Paleontologia, Geologia do Petróleo, Geofísica, Geologia Marinha e Geoturismo, mostrarão aos visitantes propriedades especiais de minerais e rochas, assim como características de fósseis em exposição. O acervo da mostra inclui peças do Departamento de Geologia da UFPE, de colecionadores, de garimpeiros, de joalheiros e de lapidários.

As palestras abordarão os temas erosão marinha; geologia médica; fósseis da megafauna de Pernambuco; origem dos minerais do Planeta Terra; pedras do luxo; geoeducação, cidadania e sustentabilidade; répteis pré-históricos de Pernambuco; registro geológico do alvorecer da vida; atividade sísmica em Pernambuco; vulcões em Pernambuco e a abertura do Atlântico; Expedição Antártica. Haverá uma palestra show com música.

A estilista Natália Borges apresentará um desfile de vestidos com inspiração mineral. A programação da feira contará ainda com sorteio de brindes, brincadeiras para as crianças, música e cultura científica. Haverá também a entrega de prêmios para pessoas que tenham nomes de minerais – basta comparecer ao local da feira e apresentar a carteira de identidade.

Serão ministrados dois minicursos: “Geocomunicação: divulgando a geodiversidade e o patrimônio geológico” e “Aplicação de rochas ornamentais na arquitetura e construção civil”. Apenas para essas atividades, é preciso realizar inscrição, até quarta-feira (13), pelo e-mail ester@ufpe.br ou pessoalmente na Sala de Mineralogia no Centro de Tecnologia e Geociências (CTG) da UFPE, localizado no Campus Recife, das 8h às 12h e das 14h às 18h. A taxa custa R$ 30,00. Serão entregues certificados de participação.

A 4ª Feira de Minerais e Rochas da UFPE é organizada pela professora Lucila Borges, do Departamento de Geologia do CTG-UFPE. O trabalho tem a colaboração de outros professores da UFPE, de alunos e ex-alunos do curso de Geologia. Mais informações através do e-mail ester@ufpe.br.


Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.